O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Tesla

App da Tesla contorna taxa de 30% da App Store

A polêmica taxa de 30% da App Store foi o foco de muitas reclamações ao longo dos últimos anos. Uma das vozes mais energéticas contra essa comissão, a qual é cobrada pela Apple em compras realizadas dentro de aplicativos distribuídos em sua loja virtual, por exemplo, é a do bilionário Elon Musk, que inclusive já a chamou de “taxa sobre a internet”.

Publicidade

Por mais que essa taxa ainda esteja vigorando firme e forte, entretanto, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Tesla parece ter menos motivos para reclamar dela hoje em dia. Isso pois, como notado pelo Gizmodo, a Apple estaria fazendo vista grossa para o app oficial da montadora, que tem se livrado da taxa mesmo oferecendo uma assinatura interna.

Essa assinatura, que custa US$10 mensais, desbloqueia uma série de recursos nos veículos da Tesla, como um navegador para o sistema de multimídia, uma visualização de satélite nos mapas do carro e mais. Há também um recurso chamado Live Camera que, como o próprio nome indica, permite que o motorista veja no iPhone uma transmissão das imagens capturas pelas câmeras do carro e envie mensagens de voz pelos alto-falantes do veículo.

De acordo com as diretrizes da App Store, assinaturas e compras internas como essa estão livres da taxa de 30% caso os recursos oferecidos só possam ser aproveitados em outra peça de hardware previamente aprovada. A Apple, inclusive, até permite o uso de sistemas de pagamento alternativos nesses casos, mas desde que a opção da sua loja de apps também esteja disponível para o usuário escolher.

Embora a grande maioria dos recursos oferecidos pela assinatura premium da Tesla se encaixem nessa exceção, a ferramenta Live Camera não. Enquanto todos os outros recursos ficam disponíveis apenas no carro, a transmissão das imagens capturadas pela câmeras dos veículos só pode ser conferida pelo iPhone — o que implicaria na cobrança de uma comissão e na obrigatoriedade do uso do sistema de pagamentos da App Store.

Como lembrado pelo Gizmodo, todos os apps e atualizações enviados para a App Store passam por um rigoroso processo de revisão, o que torna a situação ainda mais curiosa. Contudo, é possível que, com essa notícia, a situação mude rapidamente. A ver.


Ícone do app Tesla
Tesla de Tesla, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 4.32.6 (561.8 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
🇺🇸 Indisponível na App Store brasileira!
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple lança novo formato de anúncio na aba “Hoje” da App Store

Próx. Post

App Store já arrecadou mais de US$43 bilhões neste ano

Posts Relacionados