Nós já falamos bastante sobre o registro da marca “iWatch” aqui no MacMagazine. Primeiro, noticiamos que a Apple havia solicitado o registro na Jamaica, na Rússia, no Japão, no México, na Colômbia, na Turquia e em Taiwan. Em outubro de 2013, divulgamos em primeira mão que a Apple havia solicitado o registro da marca “I WATCH” aqui no Brasil. Recentemente, a empresa ampliou o registro da marca “Apple” para cobrir também jóias e relógios, indicando que está mesmo interessada nesse mercado e que o “iWatch” poderá chegar em breve.
Mas, como sempre, dificuldades burocráticas existem. A Apple ainda não tem o registro da marca nos Estados Unidos e, para completar, a empresa de relógios Swatch não quer facilitar a vida da Maçã.
Isso porque ela comercializa dois modelos de relógios chamados iSwatch — inclusive no Brasil — e acredita que um produto com o nome “iWatch” poderia gerar confusão na cabeça de consumidores, já que a pronúncia é similar.
Ao site watson [Google Tradutor], um representante da Swatch deu a seguinte declaração:
Nós avaliamos o risco de confusão como certo, já que as marcas são muito similares. Em todos os países onde a marca foi registada, nós iremos contra isso.
E eles não estão brincando. Nos EUA, a empresa já foi contra registro da marca “IWATCH” no passado, quando outras companhias (não a Apple) tentaram o registro. Aqui no Brasil, basta fazer uma busca no site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) para ver que a Swatch também está agindo.
Recapitulando: em junho de 2013 a Apple solicitou a marca “I WATCH”. Pouco depois, em novembro, a empresa pediu uma retificação por conta de um erro de publicação na Revista da Propriedade Industrial (RPI) — muito provavelmente relacionada ao nome “I WATCH”, já que depois disso a grafia passou para “IWATCH”. Logo após, em dezembro, três empresas entraram com um pedido de oposição ao registro da marca: SWATCH SA, I’M SPA e ICE S.A. O INPI agora está aguardando uma manifestação da Apple acerca das oposições.
A vida da Maçã para garantir o nome de seu futuro produto não está fácil!
via 9to5Mac