Artigo de leitora: dicas de ótimos apps para estudantes com iGadgets

Jovem usando iPad em sala de aula

por Isabel M. Lyra

Publicidade

Aplicativos voltados para o universo acadêmico facilitam nossas vidas e chegaram ao ponto de se tornarem indispensáveis para quem gosta de ter o conteúdo das aulas organizado de forma simples, reunido num único lugar.

Jovem usando iPad em sala de aula

Jovem usando iPad em sala de aula, via Shutterstock.

Publicidade

Listo abaixo meus quatro apps favoritos para organizar o conteúdo da universidade e estudar para as provas:


Desculpe, app não encontrado.

O aplicativo para iPads — já destacado duas vezes no MacMagazine: 1, 2 — traz todas as funções do já famoso Evernote, com uma diferença: com a ajuda da capa do tablet (a Smart Cover) ele realiza testes rápidos a partir das anotações armazenadas no app. Ao subir uma parte da capa, ele mostra uma dica da pergunta e a resposta é revelada quando você sobe uma segunda parte da capa. É possível ainda assinalar na caixa “Correto” caso você tenha acertado a questão. No final, o Evernote Peek exibe o número de erros e acertos que você teve no teste. É um jeito divertido e rápido de estudar para uma prova.

Publicidade

Eu encontrei uma forma bem divertida de passar o tempo. Quando estou no ônibus ou no metrô, sempre uso o aplicativo para brincar e testar meus conhecimentos. O mais legal é que meus colegas de faculdade também gostam desse aplicativo e, quando um de nós não sabe a resposta, gostamos de pedir ajuda e compartilhar informações.

[Site da Evernote]


Ícone do app iTunes U

iTunes U

de Apple

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 3.7.4 (40.3 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Disponível para iPads e iPhones/iPods touch, o iTunes U permite que você armazene todo o conteúdo das disciplinas de estudo em diferentes formatos. Os arquivos em áudio e vídeo gravados durante as aulas, documentos em Word, PDF, livros didáticos para iPads, livros em formato ePub e links úteis — além de armazenados de forma organizada, podem ser compartilhados com os colegas de curso.

Publicidade

Acredito que a maior parte de estudantes universitários recebe textos e mais textos dos professores por email. Eu não gosto de carregar esses materiais impressos para todos os cantos, além de não ser nem um pouco ecológico. Com esse aplicativo, consegui organizar todo o conteúdo das aulas. Agora não tenho mais desculpa para não ler.

[Site da Apple]


Ícone do app Passei Direto - App de Estudos

Passei Direto - App de Estudos

de Passei Direto

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.27.1 (53.5 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

O Passei Direto é uma rede social que conecta estudantes das principais universidades do País. A ferramenta permite que os universitários compartilhem as anotações das aulas, além de dar acesso a textos e outros conteúdos disponibilizados pelos usuários. Um dos aspectos mais interessantes do Passei Direto é a interação com outros colegas de curso, que permite tirar dúvidas e ainda conhecer pessoas com interesses em comum.

O pessoal que estuda comigo adora o Passei Direto. Por lá, a gente consegue compartilhar o conteúdo passado em sala de aula de uma forma mais organizada. Tem sempre alguém que perdeu a aula, né? Outro ponto que gosto muito em relação a essa rede social é que posso adquirir material sobre outros assuntos com universitários de outras faculdades. Adoro saber o que os outros estudantes estão lendo sobre o curso ou o mercado de trabalho.

[Site do Passei Direto]


Desculpe, app não encontrado.

O aplicativo permite que você crie, na tela do iPad, mapas para ajudar na organização de ideias. Por meio do Inspiration Maps é possível trabalhar com até cinco diagramas para criar mapas, editar e estilizar conteúdo, com diferentes modelos de visualização. A versão completa do aplicativo permite que você crie documentos ilimitados e compartilhe seu trabalho via email, Dropbox e outros apps. O formato é muito útil na hora de estudar para as provas, porque ajuda na memorização do conteúdo.

Vou confessar que não sou uma pessoa muito organizada em relação aos estudos. Eu ficava perdida na hora das provas porque sempre esquecia de estudar alguma coisa importante. Esse tipo de aplicativo, que permite construir mapas e organizar conteúdo, salvou a minha vida várias vezes. Ele é bem fácil de usar e compartilhar.

[Site da Inspiration Software]

Posts relacionados