O melhor pedaço da Maçã.

“Bug” na Siri possibilita acesso a toda a sua lista de contatos do iPhone [atualizado]

Sabe aquela historinha do que é “bug” e o que um “recurso”? Pois bem, ela se aplica bastante ao caso de hoje — ainda mais quando sites não-especializados passam a informação sem saber muito do que estão falando.

Publicidade

Recapitulando: a Siri, a assistente pessoal do iOS, pode ser *opcionalmente* acessada pela tela bloqueada de iGadgets. Quem se preocupa muito com o quanto alguém pode fazer com o seu aparelho pode facilmente desabitá-la indo em Ajustes » [Touch ID e] Código e desmarcar a opção da Siri abaixo de “Permitir acesso quando bloqueado”.

Mais do que isso, a Apple permite que você mantenha a Siri ligada porém exija o desbloqueio do aparelho para a realização de ligações. Se quiser restringir apenas isso, basta, na mesma tela acima, desmarcar a opção “Discar por Voz” — deixando o resto da Siri funcionando.

Aí hoje surgiu este vídeo:

Publicidade

YouTube video

Alguns sites, natural e ignorantemente, já correram para noticiar por aí que o iPhone estaria com uma falha a qual permite ligações pela sua tela bloqueada. A questão não tem nada a ver com isso, conforme colocamos acima.

O que Sherif Hashim demonstrou no vídeo é um “bug” o qual possibilita o acesso a toda a sua lista de contatos do iPhone bastando pedir que a Siri ligue para algo muito “comum”. No exemplo, ele editou o comando para “Call a” — algo que não consegui reproduzir aqui. Mas consegui pedindo, por exemplo, para a Siri ligar para “Lucas” (um nome muito comum entre os meus contatos). Aí ela lista alguns e, no final, oferece a tal opção “Other…” que dá acesso a toda a lista.

Publicidade

A boa notícia é que tudo o que alguém teria acesso explorando esse “bug” é aos nomes dos contatos em si, já que não dá por aí, por exemplo, para abrir a tela de detalhes de cada pessoa e ter acesso a informações como o endereço de alguém. Ela basicamente facilita ver a sua lista completa de contatos, já que, com o recurso de discagem de voz ativado, bastaria pedir para a Siri ligar para “Fulano” que a coisa funcionaria igual.

Ao meu ver, mais até do que uma falha de segurança, isso é um problema de usabilidade. Se eu pedi para a Siri ligar para “Lucas” e há muitos resultados para mostrar, ao tocar em “Other…” o sistema deveria abrir uma lista apenas com contatos os quais contenham “Lucas” — e não a minha lista completa.

A Apple certamente precisa consertar/melhorar isso num futuro update do iOS, mas não chega a ser algo grave ao ponto de nós recomendarmos a todos que desabilitem imediatamente a discagem por voz na tela bloqueada. Caso você se sinta incomodado com isso, porém, é bom saber que a opção existe.

[dica do Ramon Nascimento da Fonseca]

Atualização · 07/05/2014 às 21:22

O leitor Rone Menezes observa que o “bug” também afeta iPads e que, no caso deles, deve-se pedir à Siri para realizar uma chamada FaceTime com alguém. A diferença é que não há como desativar somente o FaceTime na tela bloqueada; nesse caso, para quem estiver incomodado, o ideal é desativar a Siri por completo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Apple dá sugestões de músicas, filmes, apps e livros para o Dia das Mães na iTunes Store

Próx. Post

MM na [Mac] App $tore: Covered, 12 Minute Athlete, Recordium, Chunky Comic Reader e mais!

Posts Relacionados