O melhor pedaço da Maçã.

TSMC iniciará testes com chips de 3 nanômetros este ano

Tech Central
Chips da TSMC

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), atual principal fabricante de chips da Apple, está se preparando para a “produção de risco” dos seus chips de 3 nanômetros — sucessores dos atuais processadores de 5nm. As informações são do DigiTimes.

Publicidade

A produção de risco se refere ao processo de ensaio geral para a manufatura — basicamente um “test-drive” para a produção em massa, a qual poderá ocorrer somente no segundo semestre de 2022, como informamos.

De acordo com o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da TSMC, Dr. C. C. Wei, neste ponto o desenvolvimento dos chips de 3nm está, inclusive, mais avançado do que os de 5nm e 7nm:

Nosso desenvolvimento da tecnologia N3 [3nm] está no caminho certo, com bom progresso. Estamos vendo um nível muito mais alto de envolvimento do cliente tanto para HPC2High-performance computing, ou computação de alto desempenho. quanto para aplicativos de smartphone no N3, em comparação com o N5 [5nm] e N7 [7nm] em um estágio semelhante.

Isso significa que os processadores de 3nm poderão estar prontos para o lançamento dos “iPhones 14”, o qual deverá contar com o chip “A16”. O processo de 3nm possui um consumo de energia 30% menor e um desempenho aproximadamente 15% maior em relação ao de 5nm.

Fábrica no Arizona

Numa nota relacionada, a TSMC divulgou recentemente que pretende construir e operar uma nova fábrica de semicondutores avançados no estado americano do Arizona, com construção planejada para começar em 2021 e produção planejada para ser iniciada em 2024.

Publicidade

A fornecedora estima que seu gasto total nesse projeto, incluindo despesas de capital, será de aproximadamente US$12 bilhões a partir deste ano (até 2029), com a previsão de criar mais de 1.600 empregos diretos.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 2
    High-performance computing, ou computação de alto desempenho.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como usar o Apple Pay no Apple Watch

Próx. Post

Belkin faz recall de carregador wireless por risco de incêndio

Posts Relacionados