Mais de dois anos depois, usuários continuam sofrendo com falha do iMessage [atualizado]

iMessage no iOS 7

No fim de 2011 nós comentamos um problema bem chato o qual atingia usuários de iPhones que trocaram de aparelho: basicamente, mesmo apagando o conteúdo do iPhone antes de se desfazer dele (ou no caso de perda/roubo), o aparelho continuava recebendo/enviando iMessages. Tudo leva a crer que o problema acontece pela forma como o iOS vincula um número de telefone ao UDID (unique device identifier) do iPhone e como essa informação é armazenada nos servidores da Apple.

Publicidade

Para completar, logo depois foi descoberto um outro problema relacionado. É meio difícil de explicar, mas vamos lá: imagine que todos na sua família possuem iPhones e vocês trocam mensagens (iMessages) normalmente entre si. Certo dia, sua mãe resolveu trocar de aparelho (escolheu um com o sistema Android ou Windows Phone) e manteve o mesmo número. A partir daí, você nunca mais conseguiu enviar uma SMS para ela. Isso porque o número dela ficou atrelado ao serviço de mensagens da Apple mesmo não tendo mais um iPhone.

iMessage no iOS 7

A falha chegou até mesmo a respingar num empregado da Apple. Logo depois a empresa afirmou que não existia bug no iMessage, apesar de ter oferecido uma recompensa para uma vítima do problema. Mas por que estou comentando isso novamente? Simples. Dois anos depois, o problema ainda persiste!

Publicidade

Adam Pash relatou o seu calvário em seu blog. Ele entrou em contato com o suporte da Apple e ouviu uma resposta nada animadora: esse é um problema que muita gente está enfrentando e os engenheiros da Apple ainda não têm ideia de como resolver.

Pash tentou de diversas maneiras desvincular seu número do serviço de mensagens da Apple, tudo sem sucesso. Isso incluiu resetar a senha do ID Apple, desligar o iMessage — e o FaceTime — nos Ajustes de todos os seus iGadgets, remover o dispositivo da lista de aparelhos registrados na página My Support Profile, entre outras coisas.

Até agora, a única coisa que ele conseguiu fazer foi remediar a situação no iPhone da esposa dele. Para isso, foi preciso desligar o iMessage nos Ajustes, enviar uma SMS para o número dele e, depois ativar o iMessage novamente. Isso, é claro, só foi viável pois ele tem acesso ao telefone da esposa — ninguém tem como pedir para que *todos* seus contatos façam isso em seus iPhones apenas para poder lhe enviar uma SMS novamente.

Publicidade

Já passou da hora de a Apple resolver isso!

[via 9to5Mac]

Atualização, por Rafael Fischmann · 16/05/2014 às 16:30

Publicidade

A coisa é tão séria que já gerou um processo, segundo conta o Business Insider. O caso foi aberto na corte federal de San Jose (Califórnia, Estados Unidos) e busca classificação de ação popular.

Posts relacionados