O melhor pedaço da Maçã.

COVR-1103: ampliando ainda mais o sinal Wi-Fi de casa

COVR-1103

Em janeiro do ano passado, eu escrevi um review sobre o sistema mesh D-Link COVR-1102 (composto por duas unidades)

Publicidade

Na época, comentei que a intenção ao utilizar o sistema era resolver dois problemas que eu tinha e que não queria ter mais, é claro: criar uma rede única (de 2,4GHz + 5GHz, pela casa inteira, para que o meu dispositivo escolha a melhor conexão ao me movimentar) e melhorar a qualidade/o alcance do sinal (acabar com alguns pontos cegos que eu tinha com a minha estrutura Wi-Fi anterior).

O primeiro problema eu consegui resolver; o segundo, não. No meu review, eu comentei que, talvez, com mais uma unidade do aparelho, esse problema seria resolvido.

Bem, a D-Link me enviou uma unidade extra (na verdade, o COVR-1103, composto por três unidades) para me ajudar a resolver isso. E já adianto que tudo ficou muito melhor — ainda que abaixo do que alguns imaginariam. Calma, eu explicarei.

Antes, porém, uma correção sobre um outro problema que não tinha ligação com o COVR, da D-Link. No review anterior, comentei que eu tinha passado um cabo Ethernet de qualidade duvidosa da sala para o meu quarto e que, por isso, a conexão no meu quarto tinha limite (de, no máximo, 80Mbps). Essa informação foi me passada por um especialista da área, em uma conversa por telefone (eu descrevendo o cabo e a organização deles pela casa). Após isso, porém, chamei um entendido do assunto para “crimpar” novamente o cabo e… bem, o problema foi resolvido e agora eu tenho a conexão completa também no quarto! 🤦🏻‍♂️😅

Publicidade

Dito isso, vamos ao cerne deste artigo. Como eu troquei de internet (passei de uma conexão coaxial de 240Mbps de download e 20Mbps de upload para uma fibra de 300Mbps de download e 150Mbps de upload, resolvi refazer todos os testes com o COVR-1103.

Eu fiz as medições de velocidade com a terceira unidade ligada (ponto 3 na planta acima). Vale notar que esse aparelho expande a conexão da casa de forma sem fio (não há nenhum cabo Ethernet ligado a ele). Depois, desliguei esse ponto 3 da tomada e refiz os testes apenas com os pontos 1 e 2 conectados (estes, sim, conectados pelo tal cabo Ethernet que comentei) para mostrar a diferença.

Com três unidades (COVR-1103)

CômodoLatênciaDownloadUpload
Sala5ms298Mbps153Mbps
Quarto das crianças6ms273Mbps154Mbps
Banheiro das crianças6ms251Mbps137Mbps
Meu quarto4ms303Mbps152Mbps
Meu banheiro5ms182Mbps154Mbps
Lavabo6ms155Mbps119Mbps
Cozinha6ms158Mbps107Mbps
Área de serviço6ms25,5Mbps8,88Mbps

Com duas unidades (COVR-1102)

CômodoLatênciaDownloadUpload
Sala5ms297Mbps152Mbps
Quarto das crianças5ms299Mbps154Mbps
Banheiro das crianças5ms206Mbps77Mbps
Meu quarto5ms294Mbps154Mbps
Meu banheiro5ms178Mbps150Mbps
Lavabo8ms9,11Mbps4,36Mbps
Cozinha5ms59,6Mbps9,70Mbps
Área de serviçoSem sinalSem sinalSem sinal

Eu confesso que esperava velocidades ainda maiores no lavabo e na cozinha com a terceira unidade devidamente instalada, mas a verdade é que você sempre terá perda de velocidade a cada parede de tijolo/concreto que o sinal tiver que ultrapassar. Então, pensando dessa forma, os resultados estão ótimos!

Publicidade

No lavabo, por exemplo, o resultado foi 17x melhor no download e 27x melhor no upload; já na cozinha, eu consigo uma velocidade 2,6x melhor no download e 11x melhor no upload; e na área, ela finalmente deixou de ser um ponto isolado e ganhou alguma conexão — ainda que não seja excelente, ela está lá, disponível.

Claro que eu poderia testar outros formatos/posicionamentos dos aparelhos, mas estou bem satisfeito com o resultado e com o incremento do sinal. Aos interessados, o kit com três unidades está à venda na Amazon por R$729 — o preço mais em conta no momento em que este artigo foi escrito. 😉

Publicidade

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição CCXLVI

Próx. Post

Filmes da semana: compre “Ghostbusters: Mais Além”, de Jason Reitman, e vários outros títulos por R$9,90!

Posts Relacionados