O melhor pedaço da Maçã.

Voltar ou não voltar, eis a questão: dicas de como lidar com o botão “Back” em apps

Mau uso do botão "Voltar"

Esta é quase uma pegadinha de design de apps para iOS: quase todo aplicativo tem múltiplos níveis de interface (você começa numa lista de contatos, por exemplo, e pode visualizar cada um deles numa tela separada, “à direita”), portanto quase todo app precisa de um botão “Back” (“Voltar”). Neven Mrgan observou um pequeno grande problema espalhado amplamente na App Store: a mania que desenvolvedores têm de pegar o caminho mais fácil e simplesmente escrever “Back” nesse botão.

Publicidade

Mau uso do botão "Voltar"

“Sim, voltar, mas voltar pra onde?” Em vez se simplesmente expor o óbvio, esse botão poderia iluminar a mente do usuário mostrando o que há um nível acima. Seja de forma abreviada (“Topo”, em vez de “Nível Superior”), truncada (“Nível Sup…”) ou, no melhor cenário, com o nome completo do destino, qualquer coisa é melhor que escrever “Voltar” num botão cujo formato já dá essa ideia.

Sugestões de uso do botão "Voltar"

Se tudo o mais falhar, coloque ao menos uma seta: ela é pequena, universal, não precisa ser traduzida, gera pouco esforço cognitivo e fica até simpática dentro do botão.

[via MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sensu Brush é um pincel e uma stylus criada especialmente para iPads

Próx. Post

NPD Group: donos de iPhones não se preocupam tanto com segurança quanto donos de Androids

Posts Relacionados