O melhor pedaço da Maçã.

Empresa tenta manter técnicas para invadir iPhones em segredo; especialistas reagem

Haaretz
Ferramentas da Cellebrite

Já falamos algumas vezes sobre a Cellebrite, empresa que comercializa soluções para desbloqueio de iPhones para autoridades com fins de investigações policiais. Mesmo que a ferramenta já tenha ajudado a solucionar muitos crimes — principalmente nos Estados Unidos —, a falta de transparência sobre o seu funcionamento vem sendo alvo de um debate acalorado.

Publicidade

De acordo com o TechCrunch, a Cellebrite vem tentando manter suas técnicas de atuação o mais secretas possível. Isso foi, inclusive, enfatizado por um funcionário sênior da empresa em um vídeo vazado de um treinamento para clientes. Nas imagens, o homem orienta que as técnicas da empresa devem ser mantidas em segredo, argumentando que um vazamento poderia ser prejudicial para a comunidade policial em todo o mundo.

Esse tipo de orientação vem preocupando especialistas, os quais afirmam que as autoridades devem ser transparentes quanto aos métodos de obtenção de provas. Segundo eles, os dispositivos da Cellebrite deveriam poder ser examinados pela defesa para que haja a certeza de que eles funcionam corretamente e que nenhuma falha possa afetar os resultados obtidos.

Em comunicado ao site, a Cellebrite seguiu a mesma linha da orientação do seu funcionário e afirmou que o vazamento dos métodos da empresa poderia ser prejudicial para a comunidade policial. Para a companhia, uma divulgação poderia facilitar a vida de criminosos e dificultar o trabalho das agências de cumprimento da lei.

Publicidade

Por outro lado, especialistas argumentam que soluções como a oferecida pela Cellebrite abrem margem para que países autoritários ou grupos criminosos também possam fazer uso dessas tecnologias para explorar dispositivos vulneráveis e, consequentemente, praticar crimes, silenciar a oposição e invadir a privacidade de terceiros.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como definir um lembrete de saída no Google Maps [iPhone, iPad e web]

Próx. Post

Nomad lança semana de ofertas para comemorar 1 milhão de contas!

Posts Relacionados