Rumor: Apple estaria considerando fortemente lançar Macs com processadores ARM

Chip A7, da Apple

Atualmente, os computadores da Apple utilizam processadores da Intel (arquitetura x86); por outro lado, iPads e iPhones/iPods touch são equipados com chips projetados pela própria Maçã (arquitetura ARM).

Rumores de que a Apple estaria se preparando para trocar a arquitetura x86 pela ARM em seus computadores não são de hoje [1, 2, 3, 4 — apenas para linkar alguns]. Nesta semana, o assunto voltou com tudo.

Chip A7, da Apple

Baseado em suas próprias fontes, o site francês MacBudouille.com disse [Google Tradutor] que Macs com chips ARM já estão em desenvolvimento dentro dos laboratórios da Apple há bastante tempo, e que a empresa só não deu o início a essa transição ainda pois estaria em dúvida de qual seria o melhor momento para isso.

Além do OS X baseado em ARM, a Apple já teria algumas máquinas bem funcionais como um Mac mini equipado com quatro processadores ARM quad-core de 64 bits e um iMac com até oito processadores equivalentes. De acordo com eles, existe também um MacBook de 13 polegadas (também com até oito chips quad-core) e com trackpad redesenhado, maior que o atual.

Obviamente, uma transição dessas tem seus prós e contras. Um dos maiores prós, sem dúvida, seria a eficiência energética e a maior integração entre hardware e software projetados pela própria Apple; já na lista dos contras, usuários não mais poderiam rodar o Windows em Macs através de ferramentas como Boot Camp e virtualizadores.

[via AppleInsider]

Posts relacionados