O melhor pedaço da Maçã.

WWDC 2014: iOS 8 é apresentado com muitas novidades!

iOS 8 em iPhones 5s

Após mostrar ao mundo o OS X Yosemite e suas ótimas novidades, chegou a vez do iOS 8.

Publicidade

iOS 8 em iPhones 5s

Tim Cook retornou ao palco para apresentar alguns números. A Apple já vendeu mais de 800 milhões de iGadgets (mais de 100 milhões de iPods touch, 200 milhões de iPads e 500 milhões de iPhones).

Os iGadgets trazem muitos novos clientes para a Apple: 130 milhões de novas pessoas nos últimos 12 meses, sendo que muitos deles vieram do Android — depois de uma má experiência com o sistema do Google, muitos decidem testar o mundo iOS. Cook disse que quase metade dos chineses nos últimos meses vieram do Android.

iOS 8

Foto: Engadget.

Publicidade

A satisfação de consumidores com o iOS 7 é incrível: 97%. E por conta da facilidade de upgrades, o iOS 7 já está em 89% de todos os iGadgets — comparativamente, a ultima versão do Android está instalada em apenas 9% dos aparelhos compatíveis. O CEO da Apple também lembrou que 99% dos malwares para mobile são para Android.

Publicidade

Mas chegou a hora de falar de coisas novas: iOS 8. Trata-se de um upgrade significativo, que traz grandes novidades para desenvolvedores. Falando dos recursos para usuários, Craig Federighi retornou ao palco.

iOS 8

Foto: Engadget.

Publicidade

A Central de Notificações está mais refinada no iOS 8 e permite que você, por exemplo, responda mensagens diretamente das notificações. A novidade funciona em vários tipos de notificações, como aceitar um evento de calendário. Até a tela bloqueada traz novas ações para notificações.

Dando um duplo-clique no botão Home do iPhone, as pessoas com as quais você mais se comunica aparecem em cima dos apps abertos. Em iPads, o Safari também traz a visão “bird’s eye” e a coluna lateral do OS X. O iOS 8 ainda vem com melhorias gerais no Mail, com novos atalhos para sinalizar, apagar, etc. — enquanto estiver escrevendo uma mensagem no Mail do iPad, dá para deslizar a mensagem para baixo e acessar seus outros emails para o que precisa.

02-ios-8-4

Foto: The Verge.

Assim como no OS X Yosemite, o Spotlight traz novas sugestões como de apps que você não possui, artigos da Wikipédia, notícias, músicas, restaurantes, filmes, etc. A busca dentro do Safari também funciona como em Macs com o Yosemite. Sugestões mais práticas e inteligentes.

iOS 8

Foto: The Verge.

Uma novidade que agradará a muitos é o QuickType, uma tecnologia para o teclado. No iOS 8, o teclado faz sugestões do que você provavelmente irá digitar em seguida. Ele é totalmente contextual e inteligente, já oferecendo coisas para digitar sem você nem começar a teclar. O QuickType também é personalizável, de acordo com os gostos de cada um, e os termos são adaptados com a pessoa com a qual você está falando via email ou mensagens. E todo o aprendizado da tecnologia é feito localmente, oferecendo uma ótima privacidade.

iOS 8

Foto: The Verge.

O mais legal, porém: o QuickType disponível em vários idiomas, incluindo o português do Brasil!

Mais uma novidade do iOS 8 é a continuidade, com o Handoff demonstrado no OS X Yosemite. Tudo é altamente integrado entre Macs e iGadgets — um dos pontos fortes da Apple.

O Mensagens é o app mais utilizado no iOS e está melhor na versão 8, ganhando muitos recursos que usuários do WhatsApp já utilizam, como mensagens em grupo que podem ser nomeadas, possibilidade de adicionar ou remover pessoas, silenciar mensagens em grupo e facilmente deixar um grupo. Agora também dá para compartilhar localizações dentro do Mensagens, e o app traz ainda uma visão simples de imagens e vídeos compartilhadas. Mais uma novidade, à la WhatsApp: segure no microfone para falar e enviar a mensagem, seja em áudio ou em vídeo também.

iOS 8

Foto: The Verge.

Outra novidade já citada no OS X Yosemite: iCloud Drive. Também será possível acessar documentos de múltiplos apps no seu drive virtual do iCloud em iGadgets, e mesmo apps de terceiros podem trabalhar com documentos hospedados no iCloud — tudo é salvo e sincronizado automaticamente.

Apps do iOS 8 rodando em iPhones 5s de lado

O iOS 8 também vem com melhorias corporativas, em Enterprise. O iOS já é hoje usado em 98% das empresas do ranking Fortune 500. Uma das novidades é o “Device Enrollment Program”, um dos últimos lançados. Agora é possível configurar iGadgets automaticamente assim que são retirados da caixa, baixando apps e fazendo as configurações empresarias necessárias.

iOS 8

Foto: Engadget.

Saúde também está presente no iOS 8, com o HealthKit. Hoje em dia existem diversos produtos já criados por empresas do mundo todo, como balanças, medidores de pressão e diabetes, pulseiras, etc. Mas todos eles utilizam seus próprios apps para armazenarem as informações captadas por eles. Com o HealthKit, a Apple quer unir isso tudo num lugar só, através do novo app Health.

Com ele podemos monitorar toda a nossa saúde de forma integrada a apps de terceiros. A Nike, por exemplo, poderá prover dados para o app Health com o Nike+ Move ou o Nike+ Running. Paralelamente, a Apple também está trabalhando com clínicas/laboratórios para armazenar exames de pacientes no Health! O sistema analisa se os dados estão de acordo com a situação atual das pessoas e pode emitir alertas de preocupação sobre a sua saúde.

iOS 8

Foto: The Verge.

Outra novidade: compartilhamento familiar. Trata-se de uma forma fácil de compartilhar o que é importante. É possível configurar famílias inteiras no iOS e compartilhar o que você quiser com todos os membros, incluindo fotos/vídeos, localizações, compromissos, etc. O recurso também engloba mídias como músicas, filmes, apps — sim, ele puxa as compras dos membros da família para você!

O recurso suporta até seis membros da família que compartilhem um mesmo cartão de crédito. Se o filho tenta comprar algo no cartão do pai ou da mãe, estes são notificados e podem permitir ou não diretamente dos seus iGadgets!

iOS 8 num iPhone 5s e num iPad Air

Fotos também ganharam boas novidades no iOS 8, como melhorias na integração de fotos com o iCloud. Tudo o que você tirar estará disponível em todos os seus dispositivos. O iCloud mantém inclusive as edições que você fizer e dá acesso a mais itens do que seja possível armazenar localmente!

O Fotos também traz melhorias na busca de fotos, com sugestões, melhor organização por local e data, etc., e mais recursos para edição (brilho, contraste, alinhamento no horizonte, etc.).

Macs também receberão isso até o ano que vem. Será um app chamado Fotos, baseado na interface do iOS. Ele não estará disponível junto do lançamento oficial do OS X Yosemite, mas o funcionamento será bem parecido com o que teremos no iOS.

O plano gratuito do iCloud continua em 5GB, mas os pagos passam por 20GB (US$1 por mês), 200GB (US$4 por mês), podendo chegar até a 1TB.

iOS 8 em iPhones 5s inclinados

Para terminar as novidades apresentadas no palco da WWDC 2014 sobre o iOS 8, a Siri agora poderá ser usada sem a necessidade de encostar no aparelho, apenas dizendo “Hey, Siri” (assim como o “Ok, Google”). A assistente virtual também reconhece músicas e poderá comprar músicas na iTunes Store, tudo através de comandos de voz, e ganhou 22 novos idiomas para o recurso Ditado (Dictation) — incluindo o português do Brasil.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC 2014: Yosemite é a décima primeira versão do OS X, redesenhada com base no iOS 7

Próx. Post

WWDC 2014: App Store ganha novidades para usuários; desenvolvedores contam com 4.000 novas APIs para o iOS 8

Posts Relacionados