O melhor pedaço da Maçã.

App de alerta de exposição à COVID-19 fracassa no Brasil

Ícone do Coronavírus - SUS

Há alguns meses, noticiamos que apenas 5% dos brasileiros haviam baixado o app Coronavírus – SUS. Ninguém sabia quantos deles de fato ativaram o recurso de alerta de exposição à COVID-19 em seus aparelhos e, pior, mantiveram-no ativo após um certo tempo.

Publicidade

Pois bem, agora sabemos que a coisa de fato fracassou para valer. O Ministério da Saúde revelou ao Tilt que, até fevereiro, o app tinha apenas 2,3 milhões de usuários ativos — ou seja, menos de 1% da população brasileira.

Conforme explicamos na matéria anterior, para esse tipo de sistema surtir algum efeito prático, ele precisaria ser adotado por pelo menos 20% da população. Com um alcance de 60%, sua eficácia seria realmente significativa e ele poderia contribuir muito com a redução de contaminações e mortes.

Até novembro do ano passado, o app contabilizava apenas 1.573 registros de testes positivos. Atualmente, o Ministério da Saúde diz nem ter mais acesso a esse dado devido às regras de privacidade estipuladas pela API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. desenvolvida pela Apple em parceria com o Google.

O que deu errado?

É difícil cravar com certeza o(s) motivo(s) que levou/levaram a esse fracasso, mas dá para enumerar alguns pontos críticos:

Publicidade
  • Falta de divulgação/promoção por parte do Governo Federal e do Ministério da Saúde. Muito provavelmente, a grande maioria dos brasileiros nem sequer sabe da existência desse app, muito menos o que ele faz, como funciona e quão importante ele seria no combate à pandemia.
  • A exigência de manter o Bluetooth sempre ligado também deve ter afastado muita gente, que dificilmente cogitaria comprometer a bateria do seu smartphone em prol de algo que desde o início se mostrou falho/inútil.
  • A API da Apple/do Google requer aparelhos rodando o iOS 13/Android 6.0 ou superior, o que também limita bastante o alcance da solução entre os milhões de brasileiros.

Enfim, tudo isso é uma grande pena. Esse alerta de exposição certamente não está nem de longe entre as medidas mais prioritárias de combate à pandemia do novo Coronavírus, mas poderia sim ter ajudado um tanto — tal como ocorreu no Reino Unido, por exemplo.

E, claro, mais dinheiro público que foi jogado no ralo.


Ícone do app Coronavírus - SUS
Coronavírus - SUS de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.5.0 (102 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Parallels Desktop 16.5 agora roda o Windows em Macs M1

Próx. Post

Novos Echo Buds custam bem menos que os AirPods Pro

Posts Relacionados