O melhor pedaço da Maçã.

Apple é elogiada por segurança superior à do Twitter e da Microsoft

Shutterstock.com
Apple e segurança

Quem tem um ID Apple sabe que acessá-lo de um dispositivo ou navegador desconhecido requer um passo adicional aos já tradicionais preenchimentos de email e senha. Isso, graças à autenticação de dois fatores (two-factor authentication, ou 2FA), a qual exige o preenchimento de um código de verificação que é enviado para outro dispositivo de confiança ou para o número cadastrado na conta pelo usuário.

Publicidade

Embora esse seja um recurso disponível na maioria das redes sociais e serviços de grandes empresas de tecnologia, a Apple foi usada como exemplo por Jen Easterly, diretora da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos Estados Unidos (CISA), por ativá-lo por padrão nas contas de seus usuários.

De acordo com a CNBC, a diretora defende a criação de uma nova legislação para impedir que fabricantes de tecnologia se isentem de responsabilidade e estabeleçam padrões mais elevados de segurança para seus produtos. Segundo ela, a Apple segue numa boa direção ao “assumir a responsabilidade” pela segurança de seus usuários.

A ativação da autenticação de dois fatores por padrão faz com que 95% dos usuários do iCloud (serviço diretamente vinculado ao ID Apple) a tenham ativada em suas contas. O número contrasta com as baixas taxas de adoção da camada extra de proteção por parte de usuários do Twitter (menos de 3%) e de serviços corporativos da Microsoft (cerca de 1/4).

Publicidade

Falando especificamente do Twitter, recentemente a rede social causou polêmica ao restringir a autenticação em dois fatores via SMS ao Twitter Blue, um serviço pago. Embora outros métodos (mais seguros, diga-se) continuem disponíveis, a decisão foi interpretada por alguns como uma certa priorização do lucro em relação à segurança dos usuários.

Do outro lado, a Apple ampliou recentemente as possibilidades de autenticação com a chegada do suporte às chaves de segurança físicas, parte do pacote de medidas de segurança denominado Proteção Avançada de Dados do iCloud. A empresa, vale recordar, também dificulta a desativação da autenticação de dois fatores ao condicionar o funcionamento de alguns dos seus serviços a ela.

Mesmo com as críticas ao Twitter e à Microsoft, Easterly elogiou as empresas pela transparência na divulgação dos números — o que, segundo ela, ajuda a tornar mais clara a necessidade da adoção de medidas de segurança extra por padrão pelas empresas de tecnologia.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AirPods Max estão sendo alvo de roubos nas ruas dos EUA

Próx. Post

Promoções na App Store: Asketch, MDScan + OCR, Statistics Calculator++ e mais!

Posts Relacionados