O melhor pedaço da Maçã.

Google tenta esclarecer polêmica com o “Histórico de Localização” de seus apps

Eventos, atividades, opções e listas no Google Maps

No início desta semana, comentamos a investigação da Associated Press sobre o recurso histórico de localização do Google, presente em aplicativos de navegação e pesquisa da companhia. Ainda que o Google tenha respondido o porquê de continuar rastreando os dispositivos mesmo com esse recurso desativado, o resultado apresentado pela agência gerou tanto bafafá que a gigante de Mountain View decidiu atualizar seus documentos de suporte para explicar melhor o recurso em questão — embora continue coletando os dados.

Publicidade

Conforme divulgado pelo AP News, a página de suporte do Google para a configuração do histórico de localização agora informa que esse ajuste não afeta outros serviços de localização no dispositivo, mas que alguns dados de localização podem ser salvos como parte da atividade realizada em outros serviços, como pesquisa e mapas. Por enquanto, a página de suporte do histórico de localização do Google em português não foi atualizada com as novas informações e ainda informa que “com o Histórico de localização desativado, os lugares que você frequenta não são mais armazenados”.

Essa configuração não afeta outros serviços de localização no seu dispositivo, como os Serviços de Localização do Google e o Buscar Meu Dispositivo. Alguns dados de localização podem ser salvos como parte de sua atividade em outros serviços, como Pesquisa e Mapas. Quando você desativa o Histórico de Localização da sua Conta do Google, ele é desativado para todos os dispositivos associados a essa Conta do Google.

Em um comunicado divulgado ontem (16/8) pela AP, o Google declarou que está “atualizando a linguagem explicativa sobre o histórico de localização para torná-la mais consistente e clara nas diversas plataformas”, portanto, é possível que a companhia esclareça outras questões sobre mais de seus recursos e serviços.

Conforme destacamos no artigo publicado na última segunda-feira, os usuários que desejam interromper totalmente o rastreamento dos aplicativos do Google devem desativar o recurso “atividade na web e de apps”, além do próprio histórico de localização. Confira essa página do suporte do Google para saber como desligar o recurso de atividades.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Yahoo acusa a Apple de práticas anticompetitivas

Próx. Post

Lojas da Apple terão 80 mil funcionários em 600 regiões até 2023; uma nova será aberta em Kyoto (no Japão)

Posts Relacionados