O melhor pedaço da Maçã.

Alô? Bom dia! Estamos ligando para você, aqui da base lunar…

Em uma prévia da tecnologia americana para invadir uma das luas de Saturno em busca dos hidrocarbonetos líquidos (hehehe, mentira), a NASA e o Centro Espacial Britânico anunciaram que, se o famoso projeto de invadir instalar uma base no pólo-sul lunar for a cabo a partir de 2020, será implantado um serviço de telefonia móvel na nossa coleguinha.

Publicidade
Lua

…vem cá, eu desconfigurei alguma coisa ou tá sem sinal mesmo?

A princípio, especialistas do Centro Espacial Britânico ficariam com a incumbência de construir os satélites e a NASA os módulos para comunicação. As ligações passarão por satélites orbitando a Lua (dá-lhe futura lixarada espacial) que por sua vez passarão pelos que estão ao nosso redor até atingirem seu destino terráqueo. O sistema é necessário para facilitar a troca de informações sobre a estrutura lunar entre os residentes e a base na Terra, através da parafernália utilizada para obter essas informações. Será comparável ao que havia por aqui nos anos 80 e 90.

Inicialmente, seriam um ou dois satélites, que ganharão companhia se não derem conta da demanda. O fluxo de dados atingiria velocidades de 2Kbps para uplink e 3Kbps para downlink, por enquanto. Imagino que até lá isso vai melhorar um bocado. A missão MoonLite, a ser lançada após 2012, testará um protótipo do projeto — logo ali em cima, pertinho da gente mesmo.

Isso: daqui a uns 12 anos teremos iPhones desbloqueados na Lua. 😀

[Via: Silicon.com.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Linkin Park em evento da Apple? [atualizado]

Próx. Post

Agora foi a vez do IDG Now! pisar na bola com os blogueiros

Posts Relacionados