O melhor pedaço da Maçã.

OpenEmu: viaje ao passado e relembre clássicos do videogame diretamente no seu Mac

OpenEmu para Mac

por Anderson Pereira

Publicidade

Como anunciado aqui no MacMagazine em dezembro de 2013, o OpenEmu saiu finalmente da versão beta e ganhou sua primeira versão estável disponível ao grande público.

Quando executado pela primeira vez, o OpenEmu surpreende qualquer pessoa. Sua beleza e simplicidade foram traduzidas através de uma interface totalmente intuitiva e fácil de se usar. A filosofia “simplesmente funciona” foi estendida em um aplicativo open source de emulação exclusivo para Macs.

OpenEmu para Mac

Diferentemente dos novos padrões de UI adotados no OS X Yosemite, o OpenEmu trouxe uma interface “compatível” para aquela época (Mountain Lion – Mavericks), composto por elementos “skeumórficos” muito bem trabalhados, passando aquela sensação nostálgica, bem anos 1980/90.

Essa interface está presente desde a configuração dos botões do joystick até a organização dos jogos à la iTunes — via drag & drop, com direito a transferência em um clique da imagem da caixa do jogo através da base de dados do OpenEmu, na internet.

Nem todos os jogos possuem sua caixa disponível, mas você pode adicioná-las manualmente, assim como no iTunes.

OpenEmu para Mac

Além de ser um app simples e bonito, o OpenEmu é revolucionário e muito bem pensado. Ele reúne todos os consoles em um único app e, através de distintos núcleos (cores), executa cada jogo em sua determinada plataforma sem conflitos e dores de cabeça.

OpenEmu para Mac

Com o OpenEmu ficou extremamente fácil adicionar, buscar, organizar (através de agrupamentos/listas inteligentes) e com um joystick compatível ou até mesmo o teclado, passar ótimos momentos na frente do seu Mac desfrutando dos seus jogos favoritos com seus amigos e familiares.

Antes ou durante a execução do jogo, é possível adicionar efeitos gráficos na renderização do game. Esses efeitos incluem desde os tradicionais filtros scanlines (linhas e colunas dos televisores antigos), até mesmo aquela televisão de tubo mal sintonizada que apresentava a imagem completamente borrada. “Me lembrei até das pancadas que dava no televisor lá de casa, para ver se melhorava! rsrsrsrs…”

OpenEmu para Mac

No site do OpenEmu também é possível baixar a versão experimental do app, que possui mais de 20 consoles distintos, incluindo nesta lista Atari, MSX, PlayStation, 3DO, Nintendo 64, Neo Geo, etc.

OpenEmu para Mac

É importante ressaltar que grande parte desses consoles não estão disponíveis na versão estável do aplicativo, justamente pela falta de compatibilidade e mau funcionamento, mas creio que brevemente deveremos ter mais consoles adicionados à próxima versão do OpenEmu.

O OpenEmu pesa 30MB e pode ser baixado diretamente do seu site oficial, grátis. Os requisitos mínimos são: sistema operacional OS X 10.7 (Lion) e Macs equipados com o processador Intel Core 2 Duo ou superior. Ele funciona na maioria dos adaptadores gráficos integrados no Mac, incluindo o modelo Intel GMA X3100. Vale lembrar que o OpenEmu ainda não funciona 100% no OS X Yosemite.

Boa diversão a todos do MacMagazine e até a próxima! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bundle para Mac focado em design traz ferramentas valendo mais de US$900 com 95% de desconto

Próx. Post

↪ Leitores atualizam calendário do Brasileirão e criam um novo para a Barclays Premier League [atualizado: UFC]

Posts Relacionados