O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft apresenta Bing com sistema de buscas integrado à versão aprimorada do ChatGPT

Novo Bing que usa inteligência artificial da OpenIA

Quando parecia que ninguém mais no mundo — além de Andrew Garfield como “O Espetacular Homem-Aranha” e um grupo seleto de usuários — usaria o Bing para realizar buscas na internet, a Microsoft provou que ainda surpreenderia a todos.

Publicidade

Nesta semana, durante um evento de anúncio de produtos, Satya Nadella (CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da empresa) apresentou uma grande atualização do mecanismo de buscas, agora totalmente integrado a recursos poderosos de inteligência artificial da OpenAI, empresa dona do famoso ChatGPT.

Para quem ainda não é familiarizado com o tema, o ChatGPT é um programa de buscas construído a partir de uma IA que apresenta respostas a partir de uma linha de raciocínio conversacional (em prosa), contextual e rica em detalhes, de acordo com o que é pesquisado.

O ChatGPT foi treinado em uma grande variedade de fontes de texto na internet, incluindo artigos de notícias, livros, blogs, fóruns e conversas online. No entanto, é importante notar que o conhecimento incorporado pelo modelo é baseado em informações disponíveis na internet até 2021, e que ele pode conter informações incorretas ou desatualizadas. Portanto, sempre é uma boa ideia verificar a precisão das informações geradas pelo modelo antes de confiar nelas completamente.

Publicidade

Apesar da acurácia das respostas não ser correta em 100% das vezes, o ChatGPT surpreende com a alta assertividade e fluidez das respostas, e conta com um uso recorrente para o aprimoramento constante dos resultados, como qualquer sistema baseado em aprendizagem de máquina e de inteligência artificial.

Segundo a nota divulgada pela Microsoft, o Bing foi agora integrado a um modelo ainda mais poderoso que o ChatGPT, personalizado especificamente para buscas e com sistemas de aprendizado-chave ainda mais avançados, capazes e acurados. Essa integração entre as inteligências da Microsoft e os sistemas da OpenAI é proprietária e chamada pela empresa de Modelo Prometeu. Ainda de acordo com a nota, a aplicação de inteligência artificial foi realizada no núcleo do mecanismo de buscas do Bing para promover um ranking de resultados ainda melhor, o que resultou no “maior salto de relevância de resultados em duas décadas”.

De acordo com a Microsoft, o “novo Bing” propõe uma nova proposta de experiência do usuário, que agora preza pela unidade da busca, navegação e conversão como pontos centrais para a interação do usuário com a web. Por isso, a empresa também apresentou um redesenho completo do Edge, apelidado de “copiloto da web”.

Publicidade

Agora, o navegador da Microsoft conta com aprimoramentos na busca por resultados mais relevantes de pontuações esportivas, preços de ações e detalhes de tempo, além de repostas mais completas e um chat interativo que, já integrado ao novo Bing, pode planejar pelo itinerário completo de uma viagem, criar publicações para o LinkedIn, buscar por promoções, ofertas e até mesmo sugerir ingredientes alternativos para uma receita de bolo sem qualquer necessidade de navegação entre dezenas de diferentes resultados — tudo em uma única conversa a partir de poucas entradas de palavras para essas buscas.

E o Google com isso?

A apresentação da Microsoft aconteceu apenas dois dias depois de o Google apresentar o Bard, sua versão concorrente do ChatGPT, totalmente experimental, ainda em uma fase de testes limitada ao público.

O mais curioso é que o Google já implementa inteligência artificial no estilo conversacional há pelo menos seis anos no Android — haja vista o Google Assistente que, desde então, vem destruindo a Siri em comparações qualitativas de desempenho de buscas —, mas nunca chegou a expandir essa inteligência para outros produtos como Gmail, Mapas e até mesmo sua rede de buscas.

Publicidade

Por outro lado, o Google, afogado em seu oceano azul, tem muito com o que se preocupar, uma vez que novos concorrentes de busca poderão propor novos canais de publicidade à medida em que atraem mais e mais usuários ávidos por respostas cada vez melhores para suas pesquisas.

A falta de inovação do Google para o seu mecanismo de buscas ficou evidente com o lançamento recente do ChatGPT, que não tardou a deixar claro que poderia ameaçar seu modelo de negócios com respostas mais completas, relevantes e fluídas — tal como propõe a solução da OpenAI, agora junto à Microsoft.

É evidente que, por ora, não há como afirmar que a OpenAI matará o Google enquanto player no mercado de buscas com o ChatGPT. Além de ser cedo demais para fazermos qualquer aposta precoce e desenfreada, estamos a ver novos players ingressando nesse mercado para definirem os próximos anos de uma competição a ser muito acirrada — e isso inclui a Apple.

A Apple e sua própria rede de buscas

Há alguns dias, publicamos um artigo que trata sobre os próximos passos que a Apple poderá dar para se tornar completamente independente dos serviços do Google, entre os quais incluem um buscador próprio, segundo rumores recentes.

Com uma rede de buscas própria, a Apple teria muito mais controle dos seus usuários, que contariam com um grande fortalecimento da sua privacidade de dados a partir desse novo mecanismo de buscas padrão do iOS, no iPadOS e no macOS — ao passo que, inicialmente, enfraqueceria uma grande proporção de tráfego para a rede de buscas do Google com seus 2 bilhões de aparelhos em atividade. Além disso, a Apple abriria uma nova fonte de renda para a empresa a partir da publicidade, possibilitada por esse novo canal.

A rápida e imbatível evolução da inteligência artificial somada a investimentos oriundos de seu grande montante em caixa garantiriam à Apple uma grande entrada em uma jornada competitiva contra a rede de buscas do Google, diga-se de passagem muito mais tranquila do que foi com o lançamento premeditado (e forçado) de seu sistema de mapas em 2011 — que há anos já é levado a sério em diversos países mundo afora.

Por anos não vimos qualquer concorrente de buscas páreo para o Google, a ponto de o “velho Bing” ter virado motivo de piada… até o surgimento do ChatGPT há poucas semanas e, agora, à reestruturação do novo Bing apresentado pela Microsoft. Pois agora, na expectativa da apresentação de uma solução da Apple, só podemos esperar por mais benefícios para nós, usuários, que só temos a ganhar com mais essa briga de gigantes.

Os novos Bing e Edge já estão disponíveis para testes no programa Insider da Microsoft — e, segundo a empresa, serão disponibilizados ao grande público muito em breve.


Ícone do app Bing: Conversa IA & GPT-4
Bing: Conversa IA & GPT-4 de Microsoft Corporation
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 28.0.420319002 (275.3 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Microsoft Edge: Copiloto Int
Microsoft Edge: Copiloto Int de Microsoft Corporation
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 123.2420.56 (303.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como criar um canal no Telegram [iPhone, iPad, Mac e web]

Próx. Post

Apple tem 90% dos notebooks com ARM; Intel perderá mercado

Posts Relacionados