O melhor pedaço da Maçã.

Loja MacMagazine: turbine o seu Mac fazendo um upgrade de RAM

RAM

Você sabe o que é RAM (random access memory, ou memória de acesso aleatório)? Resumidamente, essa memória é responsável por armazenar dados de aplicativos/jogos que estão sendo executados pelo computador. Mas o HDD (hard disk drive, ou disco rígido) ou SSD (solid-state drive, ou unidade de estado sólido) não servem justamente para isso? Não.

Publicidade

RAM

Se o processador de um computador tivesse que procurar as informações de um determinado aplicativo/jogo no HDD/SSD, a execução dele seria muito lenta. É aí que entra a RAM. Ao abrir um app/jogo, todas as informações importantes que precisam ser acessadas pelo processador são colocadas temporariamente na memória de acesso aleatório, o que facilita e agiliza as coisas.

Um exemplo prático de como isso acontece: ao abrir um editor de textos como o Pages e começar a escrever, esses dados ficam armazenados na RAM. Depois que você salvar esse arquivo em algum diretório, aí sim ele passa a ser armazenado no HDD/SSD.

Publicidade

Se o seu computador tem 4GB de RAM, ele consegue rodar um número determinado de aplicativos/jogos ao mesmo tempo de forma satisfatória — afinal, não há espaço suficiente para armazenar todos os dados de muitos apps/jogos na RAM, então o sistema recorre ao HDD/SSD, tornando tudo um pouco mais lento. Então, na prática, quanto mais RAM você tiver, melhor.

As RAMs de alguns Macs vendidos atualmente (MacBook Air, MacBook Pro com tela Retina e Mac Pro) são soldadas na placa lógica do computador, permitindo que os dados armazenados nelas sejam acessados de forma ainda mais rápida pelo processador. A parte ruim disso é que, por ser soldada, o usuário não tem como fazer upgrades (ou seja, se você comprar um MacBook Air com 4GB de RAM, não terá como colocar 8GB depois).

Se você tem um modelo de Mac um pouco mais antigo, acha que ainda não é a hora de trocar de máquina mas, por outro lado, quer melhorar o seu desempenho, considere a possibilidade de fazer o upgrade de RAM. Sem dúvida nenhuma, essa é uma ótima forma de dar uma turbinada no computador!

Publicidade

Para saber se o seu Mac aceita um upgrade, clique no ícone da Maçã (barra de menus no OS X, canto superior esquerdo), escolha a opção “Sobre Este Mac”, clique no botão “Mais informações…” e vá até a aba “Memória”.

Janela com informações sobre memória

Nesta janela você é informado se o seu computador permite ou não o upgrade de RAM. Se sim, basta clicar no botão de “Instruções para Upgrade de Memória” para ser levado ao artigo de suporte da Apple que indica exatamente qual tipo de RAM você deve instalar no computador e como proceder com a instalação. Vale notar que é preciso seguir exatamente as especificações do cartão de memória para que tudo funcione de forma perfeita. 🙂


Memória KingstonMemória (RAM) para Macs

Preço: a partir de R$ 199,90
Fabricante: Kingston
Capacidades: 4 GB ou 8 GB (por pente)
Compatibilidade: alguns modelos de Macs

Botão - Comprar

A Loja MacMagazine conta com alguns modelos de RAM da Kingston, uma das fabricantes mais conhecidas e respeitadas do mercado. Tais memórias são conhecidas como “proprietárias Apple”, o que indica que elas foram desenvolvidas especificamente para atender aos requisitos definidos pela Maçã.

Essa é uma ótima forma de você dar um novo gás ao seu Mac. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

New York Times traz mais informações sobre a Universidade Apple, o programa de treinamento interno da empresa

Próx. Post

↪ Skype agora permite o compartilhamento de tela em grupo de forma gratuita

Posts Relacionados