O melhor pedaço da Maçã.

Novo livro sobre Jobs conta que Tim Cook quis doar parte do seu fígado para o ex-chefe

O livro “Becoming Steve Jobs” promete! Ele ainda não foi lançado (está em pré-venda, chegando ao mercado no dia 24/3), mas já falamos um pouco sobre o assunto aqui. Pois agora o Cult of Mac conseguiu acesso a histórias interessantíssimas trazidas por Brent Schlender e Rick Tetzeli, autores do livro.

Publicidade

Steve Jobs bem jovem, por Norman Seeff

Biografia autorizada, um desserviço a Steve Jobs

A dupla conseguiu fazer muitas entrevistas com pessoas bem próximas a Jobs, como Tim Cook, Jony Ive, Eddy Cue, John Lasseter (da Pixar), Bob Iger (da Disney) e Laurene Powell Jobs (viúva do ex-CEO da Apple). E assim como Ive, que recentemente confessou não ter gostado nem um pouco da biografia autorizada de Jobs escrita por Walter Isaacon, Cook também demonstrou.

Eu acho que o livro de Isaacson fez [a Jobs] um tremendo desserviço. Foi apenas uma repetição de um monte de coisas que já tinham sido escritas e focada em pequenas partes de sua personalidade. Você tem a sensação de que [Jobs era] um ganancioso, egoísta egocêntrico. Ele não capturou a pessoa. A pessoa que eu li sobre é alguém que eu nunca iria queria trabalhar esse tempo todo. A vida é muito curta.

Tim Cook, o doador de órgãos

Todos que acompanham o mundo Apple de perto sabem que Jobs enfrentou por muitos anos um câncer no pâncreas. Uma das consequências dessa batalha foi um transplante de fígado realizado em 2009, quando o ex-CEO da Maçã tirou uma licença médica de seis meses.

Publicidade

Pois algo revelador surgiu no livro: depois de realizar uma bateria de exames — longe do Vale do Silício, para não ser reconhecido — e se certificar de que compartilhava o mesmo tipo sanguíneo de seu ex-chefe, Cook ofereceu parte do seu fígado para Jobs. Só que o cofundador da Apple não aceitou. “Alguém que é egoísta não responde algo assim”, disse Cook.

Jobs queria comprar o Yahoo

Sim, essa possibilidade sempre existiu e já foi considerada por alguns. Mas o livro revela que Jobs e Iger conversaram bastante sobre a possibilidade de a Apple adquirir a empresa hoje comandada por Marissa Mayer. Não aconteceu mas podemos dizer que, se tivesse, a Apple não seria a mesma empresa de hoje — ao menos não com relação à posição que Cook tanto defende sobre privacidade, afinal, assim como o Google, a Apple também estaria faturando com dados pessoais de usuários.

Nada de televisão

Se Isaacson bateu bastante na tecla de que Jobs criaria uma televisão propriamente dita, “Becoming Steve Jobs” traz uma visão totalmente diferente disso. Ao ter o seu primeiro encontro com Ive após retornar ao comando da Maçã no final da década de 1990, Jobs teria dito: “Eu simplesmente não gosto de televisão. A Apple nunca vai fazer uma TV de novo.”

Publicidade

Claro, estamos falando de algo que aconteceu em 1990 e o Cult of Mac compartilhou apenas esse trecho do livro — não sabemos o que vem depois. Fato é que o próprio Jobs lançou, anos depois, a Apple TV que conhecemos hoje. E nada impede de ele ter mesmo desvendado os mistérios e desafios de se criar uma TV revolucionária ao ponto de fazer a Apple apostar nesse mercado com uma televisão de verdade.

Não podemos nunca esquecer que Jobs já se contradisse algumas vezes no passado. A que mais me marcou e que sempre uso como exemplo foi a afirmação de que ninguém assistiria a vídeos numa tela tão pequena como a do iPod — isso para, um tempo depois, lançar o iPod video. 😛

·   ·   ·

Estamos diante de mais um livro sobre a vida de Jobs. Muitos podem considerar que será mais do mesmo, mas essas pequenas revelações que já “vazaram” mostram que Schlender e Tetzeli realmente estão trazendo histórias e fatos interessantíssimos, até então desconhecidos do público, sobre a vida do falecido ex-CEO e cofundador da Apple.


Livro "Becoming Steve Jobs"

“Becoming Steve Jobs”

Compatibilidade: iPads, iPhones, iPods touch e Macs
Req. mínimos (iGadgets): iBooks 1.3.1 e iOS 4.3.3
Req. mínimos (Macs): iBooks 1.0 e OS X 10.9
Escritor(a): Brent Schlender e Rick Tetzeli
Categoria: biografias e memórias
Editora: The Crown Publishing Group
Páginas: 464
Idioma: inglês

Badge - Baixar no iBooks

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #122: Apple TV, ResearchKit, novo MacBook, Apple Watch, reajuste de preços, iOS 8.2 e mais!

Próx. Post

Filme da semana: compre “Busca Desesperada”, com Marisa Tomei e Joshua Jackson, por apenas US$3!

Posts Relacionados