Segurança no iCloud: Apple começa a enviar mais notificações para usuários

Alerta do iCloud

Depois da polêmica envolvendo o vazamento de fotos/vídeos de celebridades nuas (entre elas Jennifer Lawrence, Mary Elizabeth Winstead, Kate Upton, Kirsten Dunst, Kaley Cuoco, Victoria Justice e Teresa Palmer), a Apple prometeu que melhoraria a segurança do serviço na nuvem — mesmo afirmando que o roubo das fotos/vídeos teria sido um “ataque direcionado”.

Uma das promessas do CEO da empresa foi a de alertar usuários via email e através de notificações push quando alguém tenta alterar a senha da conta, restaurar os dados do iCloud para um novo dispositivo ou quando uma determinada conta for registrada pela primeira vez num dispositivo.

Essas novidades seriam implementadas em até duas semanas, mas hoje uma delas — não comentada por Tim Cook — já foi colocada em prática: alerta para início de sessão no iCloud em um navegador da web.

Alerta do iCloud

Sem dúvida nenhuma esse tipo de alerta é bacana e nos ajuda a manter o controle da conta, contudo ainda estamos falando de uma medida apenas informativa. Se você recebe um alerta desses e não foi a pessoa que iniciou a sessão no iCloud.com… bem, pode ser tarde demais, afinal, a pessoa já invadiu a sua conta.

Ainda existe a chance de essa pessoa ter entrado e não ter alterado a senha — ou até mesmo o email vinculado. Se você for rápido o suficiente, poderá alterar tudo antes dela. Mas convenhamos que essa não é a medida mais segura e que a empresa pode/deve tomar outras providências mais incisivas para que crackers fiquem longe de contas de usuários.

Vamos torcer para que essas medidas mais seguras sejam adotadas pela Apple com a mesma rapidez.

Posts relacionados

Comentários