Banda acusa a Apple de plagiar clipe em vídeo veiculado no comecinho da keynote de terça-feira

Na terça-feira (9/9), a Apple abriu a keynote do seu evento especial com um vídeo intitulado “Perspectiva” (“Perspective”), o qual foi posteriormente postado no YouTube.

Veja-o novamente, a seguir:

Resumidamente, o vídeo fala sobre como a Apple sempre pensa diferente sobre as coisas. Mas vejam só que ironia (das brabas): uma banda a está acusando de plágio, nesse mesmo vídeo!

Lançado em junho passado, o clipe de “The Writing’s On the Wall”, da banda OK Go, usa uma técnica muito similar de movimentação de câmera e ilusão de óptica em um cenário aberto. Ele já tem mais de 10 milhões de visualizações.

Assista e compare:

O problema é que, aparentemente, as semelhanças não são meras coincidências. Andy Gershon, gerente da banda, disse à Businessweek que a OK Go se reuniu com a Apple em abril para discutir uma possível colaboração no clipe com base no conceito visual que eles haviam bolado. A Maçã acabou negando e eles tocaram a ideia em frente, com a produtora 1stAveMachine. E e aí que vem o detalhe: aparentemente, a Apple trabalhou com a mesma produtora e até o mesmo diretor na concepção do vídeo “Perspectiva”.

Contatada sobre a questão, a Apple preferiu não comentar. Enquanto isso, a banda está avaliando a possibilidade de iniciar uma ação na justiça — até porque não é lá uma coisa muito simples de se provar no tribunal. Vamos acompanhando…

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários