Não é 1º de abril: voltamos com os comentários!

Às vezes, um adeus não é eterno.

Versão resumida

Os comentários estão de volta ao MacMagazine! 🙂

Versão completa

Hoje completamos exatos cinco meses que decidimos remover em definitivo a área de comentários em posts do MacMagazine, e temos o prazer de anunciar que ela está de volta.

Assim como muitos de vocês, nós sentimos falta dos comentários. É verdade que muitos deles eram totalmente descartáveis, mas a simples interação entre leitores e editores, às vezes com feedbacks simples ou complemento de informações, é bastante valiosa. Enquanto teremos, sim, que voltar a dedicar parte do nosso tempo à moderação dos comentários, por outro lado várias dúvidas de leitores que hoje nós mesmos temos que esclarecer respondendo emails ou perguntas enviadas a nós via redes sociais podem ser esclarecidas entre vocês mesmos, dentro dos posts. E nós também estaremos ali, participando, na medida do possível.

O MacMagazine já usou os comentários nativos do WordPress, depois o IntenseDebate e finalizamos com o Facebook. Nesta nova fase, adotamos um sistema amplamente utilizado hoje na web e que oferece mais recursos do que nunca tivemos à nossa disposição: o Disqus. Com isso, esperamos tornar as discussões mais interativas e agradáveis, isso tudo com um sistema leve e estável, e que também nos dá todas as ferramentas de que precisamos para fazer o nosso trabalho do lado de cá. Sem uma solução assim, não teríamos optado pelo retorno dos comentários.

Talvez ainda tenhamos algumas arestas a aparar nos próximos dias, mas esperamos que vocês gostem da “novidade” e façam o melhor uso possível desse espaço. Ele é tão nosso quanto de vocês.

·   ·   ·

FAQ

Onde estão os comentários antigos?

Estamos recomeçando do zero. O sistema de comentários do Facebook é totalmente independente e não teríamos como transferir tudo o que foi postado nele para o Disqus — então optamos por também zerar o nosso banco de dados de anos atrás para um “fresh start”.

Como ficarão os comentários no app?

O retorno dos comentários é uma novidade tão grande para vocês, leitores, quanto para o pessoal da made@sampa — os responsáveis pelo desenvolvimento do nosso app. Agora que a notícia é pública, vamos trabalhar com eles para levar os comentários de volta ao nosso aplicativo e, se possível, já inclusive permitir que comentários sejam postados por lá (coisa que era impossível na época do Facebook, devido a uma limitação na API dele).

Preciso de uma conta para comentar?

Precisa, mas ela não necessariamente precisa ser do Disqus. Você pode usar seus logins do Facebook, do Twitter ou do Google sem problemas.

O sistema de notificação de erros continuará?

Sim, claro! Encontramos essa solução quando retiramos os comentários — alguns até acharam que nós retiramos os comentários porque nos “incomodávamos” com leitores apontando erros nos posts, o que é uma coisa que eu não consigo compreender, afinal, vocês estão nos *ajudando* com isso — e ela está funcionando muitíssimo bem, então irá continuar. O que é até bom, pois não poluímos a área de comentários com essas notificações.

Algo muda na moderação de comentários?

Há um parágrafo de aviso abaixo da área de comentários com orientações, mas aqui sempre vale o bom senso de todos. Não toleraremos desrespeito, ofensas, ataques pessoais, racismo ou qualquer coisa do tipo. Simplesmente não escreva em um comentário o que você não diria para alguém frente a frente, olhando para os seus olhos.

“Poxa, mas eu tinha gostado do site sem os comentários!”

Respeitamos a sua opinião e sentimos muito por não conseguirmos agradar a todos. Felizmente, você pode ignorar a existência da área de comentários no nosso site e navegar por ele como se não existissem. Se quiser, poderá continuar interagindo com a gente pelas redes sociais (Twitter, Facebook, Google+ e Instagram) ou por email. 😊

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários