Apple aumenta a segurança do iCloud expandido a utilização da verificação em dois passos

Verificação em dois passos no iCloud

Depois de toda a polêmica envolvendo a segurança do iCloud que resultou no vazamento de fotos/vídeos de celebridades nuas e das promessas feitas por Tim Cook, a Apple implementou algumas boas melhorias de segurança em seu serviço de sincronização e armazenamento na nuvem.

Vamos às novidades:

Verificação em dois passos no iCloud.com

Se você acessa o email, os contatos, o calendário, as notas, os lembretes, e os web apps Pages, Numbers e Keynote disponíveis no iCloud.com, saiba que agora todos são protegidos pela verificação em dois passos.

Verificação em dois passos no iCloud

O processo é bem simples: basta visitar o iCloud.com.

Verificação em dois passos no iCloud

Ao fazer o login, aparecerá um aviso sobre a verificação em dois passos. Nele, a Apple informa que apenas o web app Buscar Meu iPhone pode ser acessado sem a verificação em dois passos.

Verificação em dois passos no iCloud

Após confirmar, uma tela para você escolher o aparelho que receberá o código aparece.

Verificação em dois passos no iCloud

Depois de escolher, é só digitar o código de confirmação. Repare que nesta tela é possível também ativar a opção “Lembrar este navegador”. Ao ativá-la, o iCloud não solicitará a confirmação da sua identidade — ou seja, só use essa opção em seu próprio computador. 😉

Verificação em dois passos no iCloud

Pronto, todos os seus web apps estão agora liberados para uso. Obviamente, esse recurso só aparece para quem tem a verificação em dois passos ativada em sua conta — para ativar, siga as instruções desde artigo de suporte da Apple.

Início de sessão de forma segura com as senhas específicas de apps

Se você usa o iCloud com aplicativos de terceiros (como 1Password, Mailbox, Fantastical, entre muitos outros), é possível criar senhas específicas de apps as quais permitem que você inicie uma sessão de forma segura mesmo que o aplicativo não ofereça suporte à verificação em dois passos.

Para gerar uma senha específica de app é preciso visitar a página “Meu ID Apple”, ir até a sessão “Senha e segurança” e clicar em “Gerar uma senha específica de app”. Por enquanto a Apple ainda não está exigindo a utilização de senhas específicas em apps desse tipo — a partir do dia 1º de outubro, porém, elas já serão necessárias.

Mais informações sobre este novo recurso de segurança encontram-se neste artigo de suporte.

Verificação em dois passos agora protege também os backups no iCloud

De acordo com o Ars Technica, a Apple também implementou a proteção da verificação em dois passos em backups do iCloud. Isso quer dizer que agora, ao restaurar o seu aparelho — ou ao trocar de iPhone — e puxar um backup do iCloud, será necessário digitar o código de verificação.

·   ·   ·

Está melhorando! 😉

Posts relacionados

Comentários