O melhor pedaço da Maçã.

Apple inicia coleta de imagens para o app Mapas no Brasil

Street View vs. Look Around

Embora tenha avançado muito nos últimos anos, o aplicativo Mapas (Maps), da Apple, ainda continua muito atrás em matéria de recursos quando comparado aos seus principais concorrentes, com destaque especial ao Google Maps. Essa situação é ainda pior em países como o Brasil, já que boa parte dos recursos mais recentes do Mapas continua exclusiva principalmente dos Estados Unidos e de alguns países da Europa.

Publicidade

Contudo, isso tudo pode estar prestes a mudar, já que a Maçã iniciou hoje no sudeste do país a coleta de dados para recursos como o Olhe ao Redor (Look Around) — que nada mais é do que a sua versão do Google Street View. Mais coletas do tipo também estão marcadas para acontecer em outras regiões brasileiras, com todo esse processo devendo durar pelo menos até agosto de 2025.

A Apple divulgou as datas das coletas publicamente no seu site oficial, onde também aproveitou para explicar como elas funcionam. De acordo com a empresa, a pesquisa usa o sensor LiDAR de equipamentos como iPhones e iPads instalados na parte externa de veículos para captar os dados. Lugares que não podem ser acessados com um carro são escaneados com a ajuda de pessoas a pé equipadas com mochilas especiais.

Eis o cronograma de coleta de dados no Brasil:

Publicidade
  • Região Sudeste: de 3 de outubro de 2023 a 3 de novembro de 2024
  • Região Centro-Oeste: de 23 de outubro de 2023 a 12 de julho de 2025
  • Região Norte: de 23 de fevereiro de 2024 a 26 de dezembro de 2024
  • Região Nordeste: de 16 de julho de 2024 a 15 de agosto de 2025
  • Região Sul: de 22 de março de 2025 a 8 de agosto de 2025

Além de aprimorar o recurso Olhe ao Redor, essa leva de coletas também deverá incrementar o Mapas com informações mais detalhadas sobre as cidades e suas respectivas vizinhanças. A Maçã abriu a possibilidade de revistar esses locais no futuro para atualizar os dados disponíveis no seu app de mapas próprio.

Vale notar que a Apple também fez outra coleta do tipo recentemente em Portugal, mas apenas com veículos. O processo, de acordo a própria empresa, se estendeu entre 5 de abril e 12 de junho, passando por cidades como Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Leiria, Setúbal e outras.

Para proteger a privacidade das pessoas, a empresa também se comprometeu a censurar rostos e placas de veículos em imagens publicadas no recurso Olhe ao Redor. Caso algo acabe passando batido pela censura, ainda é possível contatar a empresa para pedir a remoção de alguma informação sensível.

Antes tarde do que nunca, não? 🙂 Resta só torcer que os mapas aprimorados sejam liberados à medida em que as coletas forem sendo feitas no Brasil, porque se formos esperar o término do cronograma, só deveremos conferir essas novidades daqui a cerca de dois anos…


Ícone do app Mapas
Mapas de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.5 (3.2 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Nova Post

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo estudo com o Apple Watch visa detectar arritmia em crianças

Próx. Post

Apple TV+ libera primeiras imagens de “Criminal Record”

Posts Relacionados