O melhor pedaço da Maçã.

macOS Mojave 10.14 já está disponível para todos os Macs compatíveis!

macOS 10.14 Mojave

A espera acabou!

Publicidade

Depois de meses de versões beta, a Apple acaba de liberar a versão final do macOS Mojave 10.14 (compilação 18A391, um pouco à frente da da beta 11, que era 18A389) para todos os usuários! Caso seu Mac esteja dentro, você pode correr para o abraço agora mesmo e usufruir de todas as novidades da atualização — as quais recapitularemos resumidamente abaixo.

Quem pode atualizar?

A regra geral é: se o seu Mac é um modelo lançado de 2012 para cá, você está dentro; se é de 2011 ou antes, nada feito.

A exceção fica para alguns modelos específicos de Macs Pro de meados de 2010 ou meados de 2012 (ambos ainda da versão “ralador de queijo”): esses modelos são compatíveis com o macOS Mojave apenas se estiverem equipados com uma placa de vídeo que suporte a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Metal. Algumas das GPUs2Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico. que entram no bolo são a MSI Gaming Radeon RX 560 e a Sapphire Radeon PULSE RX 580.

Segue a lista completa de Macs que suportam o Mojave:

  • MacBook (2015 em diante)
  • MacBook Air (meados de 2012 em diante)
  • MacBook Pro (meados de 2012 em diante)
  • Mac mini (fim de 2012 em diante)
  • iMac (fim de 2012 em diante)
  • iMac Pro
  • Mac Pro (2013 em diante3Alguns modelos da versão “ralador de queijo”, de meados de 2010 e meados de 2012 podem suportar o sistema dependendo da GPU instalada.)

Você pode conferir o modelo do seu Mac indo até a Maçã no canto superior esquerdo da tela e clicando em “Sobre Este Mac”.

Novidades

Nosso artigo cobrindo o anúncio do novo sistema fala dos novos recursos e das funcionalidades mais profundamente, mas aqui vai um apanhado geral das novidades para quem não tem a memória muito boa:

FaceTime em grupo no macOS Mojave

  • Modo Escuro: possivelmente a novidade mais aguardada pelos usuários, o recurso é tudo aquilo que sempre sonhamos. Todos os elementos da interface, da barra de menus ao Dock e aos aplicativos, escurecem — até o papel de parede pode mudar de acordo com a sua escolha ou com o horário! Desenvolvedores estão agindo rápido para adaptar também os seus apps e a Apple atualizou até mesmo o Xcode com uma nova versão escura para combinar com o tema.

Stacks no Finder do macOS Mojave

  • Conjuntos: a salvação dos usuários que amontoam suas áreas de trabalho com dezenas de arquivos aleatórios, o recurso junta automaticamente esses arquivos em “pilhas” agrupadas por formato (imagens, planilhas, PDFs, documentos, etc.), data de modificação ou etiquetas. Você pode percorrer os arquivos com um simples gesto no mouse ou trackpad. A vida fica mais fácil.

Modo Escuro no macOS Mojave

  • Finder: traz o novo modo de visualização Galeria, substituindo o velho Cover Flow por uma forma ainda mais fácil de dispor seus arquivos em fila com uma pré-visualização enorme na parte de cima. Inclui ainda ações rápidas de edição diretamente no explorador, bem como a exibição de metadados contextuais dependendo do formato de arquivo selecionado.
  • Visualização rápida: um dos grandes diferenciais do macOS está ainda melhor. Pressionando a barra de espaço ao selecionar um arquivo não apenas lhe dá uma visualização rápida dele, mas permite até mesmo edições básicas dependendo do formato trabalhado — é possível fazer anotações num PDF ou girar e cortar imagens e clipes de áudio/vídeo, por exemplo, e compartilhar tudo diretamente de lá. Não precisa abrir app nenhum!
  • Novos recursos de captura de tela: assim como no iOS, a captura de tela no macOS agora está muito mais completa. Ao pressionar 5, um menu de edição aparecerá, com ferramentas inclusive de gravação de tela e anotações. Você pode salvar o resultado ou arrastá-lo diretamente para um app.

Inserindo uma imagem capturada pelo iPhone no macOS 10.14 Mojave

  • Câmera de Continuidade: recurso especial para quem tem sempre o iPhone do lado durante as sessões no Mac, funciona como uma simbiose entre os dois aparelhos. Selecionando “Inserir Foto” no menu “Arquivo”, você pode usar seu iPhone para capturar uma imagem ou um PDF de um documento do mundo real e ele aparecerá automaticamente no seu documento, na mesma hora.

FaceTime em grupo no macOS Mojave

  • FaceTime: assim como no iOS, agora com suporte a conversas com múltiplos contatos — até 32 ao mesmo tempo, para ser mais exato. Esta novidade, contudo, foi adiada e chegará num futuro update do macOS Mojave.
  • Novos apps: mais quatro aplicativos do iOS encontram o caminho do macOS (Bolsa, Casa, Gravador de Voz e Notícias). Como já comentamos, eles são portados diretamente do sistema móvel e representam os primeiros exemplos do ambicioso Projeto Marzipan, sobre o qual é possível ler mais aqui.

Mac App Store no macOS Mojave

  • Mac App Store renovada: a loja ganhou uma (deveras bem-vinda) renovação visual, com novas seções de descobertas, histórias e temas especiais. Temos ainda (finalmente!) suporte a vídeos nas demonstrações dos apps.
  • Segurança aprimorada: a Apple traz novidades para a privacidade do usuário, como novas regras para permissões de aplicativos, tecnologias aprimoradas anti-rastreamento no Safari e a criação de senhas fortes automaticamente caso você use as Chaves do iCloud.
  • Outras novidades: querem mais? Tem mais! Ícones dos sites nas abas do Safari (aleluia!), emojis no Mail, integração da Siri ao HomeKit e às Chaves do iCloud, adição de novos idiomas e opções de localização, etc.

Como atualizar?

A opção mais simples, como de costume, é fazer o processo pela Mac App Store. Basta acessar a loja agora mesmo e selecionar o novo sistema, aguardar o download e seguir os passos da instalação — só tenha em mente que, nessas primeiras horas/dias de disponibilidade, os servidores da Maçã podem ficar um pouco sobrecarregados e o processo todo pode demorar um bocadinho.


Ícone do app macOS Mojave
macOS Mojave de Apple
Compatível com Macs
Versão 10.14.6 (14.7 MB)
Requer o macOS 10.8 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Quem quiser, pode ainda optar por fazer uma instalação limpa do novo sistema — o que é ótimo para recomeçar “do zero” com uma máquina limpa e veloz.

Aproveitem! 😃

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
  • 2
    Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico.
  • 3
    Alguns modelos da versão “ralador de queijo”, de meados de 2010 e meados de 2012 podem suportar o sistema dependendo da GPU instalada.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Teardown do Apple Watch Series 4 revela bateria maior e novo design interno

Próx. Post

tvOS 12.0.1 é liberado para Apple TVs

Posts Relacionados