Segurança no iCloud: Apple inclui um passo extra na hora de ativar a verificação em dois passos

Verificação em dois passos

Ontem nós informamos que a Apple passou a exigir no iCloud o uso de senhas específicas de apps — caso a sua conta tenha a verificação em dois passos ativada.

Pois parece que a empresa está mesmo levando a sério o assunto segurança. Recentemente ela também adotou um recurso interessante: usuários que tentarem ativar a verificação em dois passos em contas no iCloud são agora obrigados a esperar três dias para que o recurso seja de fato implementado.

Verificação em dois passos

Clique/toque para ampliar.

A explicação para isso já consta inclusive no artigo de suporte que lista as perguntas frequentes sobre a verificação de duas etapas do ID Apple. Veja só:

Por que tive que esperar antes de configurar a verificação de duas etapas?

Como uma medida básica de segurança, a Apple não permite a continuação da configuração da verificação de duas etapas, caso alterações significativas tenham sido feitas recentemente nas informações da conta do seu ID Apple. Mudanças significativas podem incluir a redefinição da senha ou novas perguntas de segurança. Esse período de espera ajuda a Apple a garantir que você é a única pessoa que acessa ou modifica a conta. Enquanto estiver nesse período de espera, você pode continuar usando a sua conta normalmente com todos os serviços e lojas da Apple.

A Apple enviará um email para todos os endereços que você possuir no arquivo notificando sobre o período de espera e recomendando que você entre em contato com o Suporte da Apple se achar que sua conta foi acessada sem autorização. Você pode configurar a verificação de duas etapas após a data relacionada na página de conta de seu ID Apple e no email que você receber.

Quando o período de espera tiver terminado, você terá 30 dias para concluir a configuração da verificação de duas etapas. Se você tentar concluir a configuração após os 30 dias ou se você tiver feito alterações significativas na sua conta durante esse período, outro período de espera será ativado.

Pode ser um pouco frustrante tentar ativar o recurso e se deparar com essa espera de três dias, mas a explicação é plausível. 😉

[dica do Robson Previato]

Posts relacionados

Comentários