Novo aplicativo da Anatel mostra a qualidade das operadoras em todo o país

Ícone - Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou hoje um aplicativo que tem um único intuito: permitir que usuários visualizem a qualidade das operadoras nacionais.


Ícone do app Anatel Serviço Móvel

Anatel Serviço Móvel

de Agência Nacional de Telecomunicações

Compatível com iPhones
Versão 1.0.6 (8.2 MB)
Requer o iOS 7.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

O app possibilita que usuários vejam, no mapa, as antenas do serviço móvel licenciadas e ativas em cada município do Brasil. É possível também se informar quanto às tecnologias disponíveis e conferir referências de qualidade na prestação dos serviços de voz e dados de cada prestadora nesses municípios. A localização do usuário pode ser determinada pelo GPS do aparelho ou manualmente.

Obviamente, os dados variam bastante de acordo com o local/município. De acordo com a Anatel, os patamares de referência são:

Serviço de voz

  • Indicador de acesso à rede: mínimo de 95%.
  • Indicador de queda de rede: máximo de 2%.

Serviço de dados

  • Indicador de conexão à rede: mínimo de 98%.
  • Indicador de desconexão de rede: máximo de 5%.

Caso a operadora atinja esses patamares, o gráfico fica na cor verde; ao ficar próximo do patamar, o gráfico é amarelo; se pintar uma cor vermelha, é porque os números estão bem distantes dos ideais.

As informações apresentadas são disponibilizadas oficialmente pela Anatel. Para avaliação da qualidade na prestação do serviço móvel em cada município do país, a Agência trata indicadores de qualidade das antenas e os consolida, comparando-os a patamares de referência a serem cumpridos pelas prestadoras.

O app ainda tem muito que evoluir, mas já é um bom começo para termos uma ideia da qualidade das operadoras em nossos municípios.

[via Folha de S. Paulo]

Posts relacionados

Comentários