O melhor pedaço da Maçã.
Lifars
Malware

Atomic: novo malware para macOS é vendido no Telegram

O software malicioso pode roubar diversos dados dos usuários, mas é possível se proteger

A equipe da Cyble Research identificou um novo malware para macOS que é capaz de roubar informações dos usuários como dados de preenchimento automático e de carteiras digitais, senhas e mais. Surpreendentemente — ou não —, o software malicioso é vendido no mensageiro Telegram.

Publicidade

Chamado de Atomic macOS Stealer (ou AMOS), ele é descrito como um programa muito inteligente, idealizado para extrair as informações mais pessoais do dispositivo de uma vítima. O malware ainda é capaz de roubar arquivos da área de trabalho, pastas, nomes de usuários e senhas.

De acordo com a Cyble Research, o Atomic foi feito para atacar o Mozilla Firefox e o Google Chrome — é a partir deles que o programa consegue extrair as informações que busca. Atualmente, o AMOS está sendo vendido no Telegram, conforme a descoberta da equipe de pesquisadores. Para usá-lo, contudo, é preciso pagar cerca de US$1.000/mês.

Ainda segundo a Cyble Research, o malware ataca os usuários que instalam um arquivo DMG no Mac e autenticam usando a senha de usuário em uma caixa de diálogo falsa do sistema. Ao ser instalado, ele vasculha o macOS em busca de informações sensíveis, que rouba com a senha do sistema, e as envia para um servidor remoto.

Fica aqui, então, o nosso alerta: usuários de Macs devem evitar instalar softwares de fontes desconhecidas e não verificadas. Se possível, baixem apenas aplicativos da Mac App Store e de desenvolvedores/empresas confiáveis e conhecidos. Além disso, não cliquem em links recebidos de contatos questionáveis via email ou de qualquer outra forma.

Publicidade

Todo cuidado é pouco! 🛡️

via Macworld

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Com os AirPods aí, a Beats ainda tem espaço no mercado?

Próx. Post

TRF-2 derruba suspensão do Telegram no Brasil, mas mantém multa [atualizado 2x]

Posts Relacionados