O recurso Handoff não está funcionado? Saiba como corrigir tudo no iOS 8 e no OS X Yosemite

Handoff

O Handoff é, sem dúvida, uma das novidades mais interessantes da dupla iOS 8 e OS X Yosemite. Se você não faz ideia do que estamos falando, não deixe de ler estes dois artigos que escrevemos sobre o recurso:

O que não comentamos ainda é que tem muita gente com iGadget e Mac compatíveis com o recurso, mas que não está conseguindo utilizá-lo.

Handoff

Assim que eu instalei o OS X Yosemite aqui, tudo funcionou numa boa. Mas alguns dias depois, a comunicação entre o iPhone e o Mac simplesmente parou de funcionar. E sim, eu estava com tudo necessário ativado: mesma rede Wi-Fi, Bluetooth, iCloud logado sob uma mesma conta e, é claro, o recurso Handoff ativado em ambos os aparelhos.

A verdade é que existem bugs não apenas no Handoff, mas também em outros novos recursos do sistema — muita gente, por exemplo, não está conseguindo trocar arquivos entre iGadgets e Macs com o AirDrop; mas isso é assunto para um outro post. Com toda certeza a Apple está de olho nos relatos de usuários e tentará corrigir esses problemas em futuras atualizações. Mas enquanto elas não chegam, saiba que você tem algumas alternativas para tentar resolver isso.

Aqui, eu segui as informações compartilhadas pelo MacRumors e posso comprovar que elas, ao menos por enquanto, conseguiram fazer o Handoff voltar a funcionar. E em todos os dispositivos (Mac, iPad e iPhone; todos eles “conversando” entre si).

Como resolver o problema do Handoff

  1. Finalize a sessão do iCloud em todos os dispositivos (no Mac em Preferências do Sistema » iCloud; no iGadget em Ajustes » iCloud).
  2. Desative o recurso Handoff em todos os dispositivos (no Mac em Preferências do Sistema » Geral; no iGadget em Ajustes » Geral » Handoff e Aplicativos Sugeridos).
  3. Desative o Bluetooth em todos os dispositivos (no Mac em Preferências do Sistema » Bluetooth; no iGadget em Ajustes » Bluetooth).
  4. Reinicie os dispositivos.
  5. Ative o iCloud, o Handoff, o Bluetooth e o Wi-Fi em todos os dispositivos.

Pronto. Fazendo isso o Handoff deverá voltar a funcionar, mas é possível que o recurso demore um pouco para aparecer. Basta você forçar um pouco que ele vai voltar. 😛

Caso nada aconteça, uma outra possibilidade é deletar as preferências do Bluetooth do OS X (com.apple.Bluetooth.plist) em /Library/Preferences/. Depois reinicie o computador, ative o Wi-Fi e o Bluetooth, e veja se está tudo funcionando como deveria.

Numa nota relacionada, conforme explicamos num outro post o Handoff “aparece” para o usuário na forma de um ícone. Em iGadgets, esse ícone surge no canto esquerdo inferior da Tela Bloqueada; já no Mac o ícone aparece no canto esquerdo do Dock. Há, porém, uma forma alternativa de utilizar o Handoff em iPads e iPhones/iPods touch, através da “multitarefa”.

Handoff

Apertando o Botão Inicial duas vezes e deslizando para a direita, você tem acesso ao último aplicativo aberto em seus aparelhos (desde que o app em questão seja compatível com o Handoff, é claro).

Fazendo os procedimentos acima, tudo está funcionando perfeitamente aqui no meu ecossistema. Mas reitero que existem bugs — o Instant Hotspot, por exemplo, só funcionou aqui depois de algumas tentativas. Vamos torcer para a Apple corrigir tudo isso rapidamente.

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