Appreendedor: aterrissamos no Vale do Silício (parte 1)

Appreendedor com Google Glass

O Vale do Silício é um local atraente e conhecido mundialmente por abrigar as maiores empresas de tecnologia do mundo (Apple, Microsoft, Google, Facebook…), além de grandes universidades. Região apoiada pela belíssima cidade de San Francisco, o Vale é chamado por aqui como Bay Area, compreendendo diversas pequenas cidades conectadas e interligadas por rodovias e ferrovias.

O mundo inteiro diariamente passa por aqui. Um passeio de bondinho, uma foto na ponte Golden Gate e a visita à Ilha de Alcatraz são roteiros certos para turistas. Qualquer pessoa pode visitar e conhecer o Vale, mas viver o clima e aprender com a região é oportunidade para poucos.

A equipe do Appreendedor está na região executando nosso primeiro curso de imersão aberto ao público em geral. Neste e próximos artigos iremos compartilhar com você um pouco dessa experiência e aprendizados vivenciados por todos os participantes — além de trazermos entrevistas exclusivas, ricas em detalhes, e segredos direto do Vale.

O curso de imersão terá duração de duas semanas e estamos na reta final. O conteúdo e atividades foram formatados de acordo com o perfil do grupo de alunos que passaram por um processo de entrevista e seleção no Brasil. A proposta do curso é trabalhar o projeto de cada aluno de forma colaborativa, envolvendo profissionais de áreas distintas e colhendo feedback de empresas do Vale, alem de incluir atividades que enriquecem a experiência do aluno.

Desde o início, eu e o Artur Sousa nos preocupamos com a máxima experiência do aluno. Desta forma, saímos do tradicional hotel e nos instalamos dentro de uma universidade americana. Os alunos foram acomodados em um apartamento completo e com acesso a todas as facilidades da instituição de ensino (restaurante, biblioteca, lavanderia, internet, etc.).

Outro quesito que nos importamos em proporcionar para os alunos foi a ambientação com a língua estrangeira. Os alunos participam de aulas todos os dias pelas manhãs de acordo com o nível de conhecimento de cada um, além de se relacionarem com professores e alunos do curso de inglês.

Appreendedor com Google Glass

Estamos no meio do curso e felizes por já atingirmos o nosso objetivo, que é o de proporcionar mudanças pessoais e profissionais para o aluno, criando recursos para que ele possa alcançar seus sonhos. Confira depoimentos dos alunos:

“O programa de imersão no Vale tem sido riquíssimo, produzindo um aprendizado acelerado. Mais do que conhecer as empresas, vivemos uma experiência do que é San Francisco.”

Adauto Menezes, do Medicando.

“Conhecer de perto todo o clima de San Francisco deve ser obrigatório pra todo mundo que deseja ser um empreendedor. Visitar empresas e ver que tudo o que você imaginava realmente está lá, como parte da cultura do local, é impagável. Voltarei com minha cabeça totalmente diferente, com uma nova experiência de vida e querendo levar um pouco da cultura do Vale do Silício para o Brasil.”

Alexandre Loiola, do FITNESS4US.

“Este curso… não, não tem como chamar o Appreendedor de curso. Esta imersão no Vale foi um divisor de águas nos meus projetos. Me mostrou que as possibilidades que temos são muito mais além do que imaginamos. Yes, we can do!

Fabrício Santos, da InfinIT Tecnologia.

Nos próximos artigos, você irá descobrir mais sobre cada participante e o que aconteceu em detalhes ao longo das duas semanas. Para os apressados, estamos disponibilizando algumas fotos e comentários no Facebook do Appreendedor.

Posts relacionados

Comentários