Apple pede para desenvolvedor remover widget de calculadora do seu app [atualizado: resolvido!]

Ícone do app PCalc para iOS

Tem coisas que a gente simplesmente não consegue entender.

Ao lançar um novo sistema (seja ele móvel ou desktop), a Apple sempre pede para que desenvolvedores enviem rapidamente aplicativos preparados e adaptados para ele. Essa é uma ótima forma para divulgar os novos recursos disponíveis neles, já que usuários podem testar tudo na prática com esses aplicativos preparados.


Ícone do app PCalc

PCalc

de TLA Systems Ltd.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 3.9.2 (107 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

R$ 37,90

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app PCalcScreenshot do app PCalcScreenshot do app PCalcScreenshot do app PCalcScreenshot do app PCalcScreenshot do app PCalcScreenshot do app PCalcScreenshot do app PCalcScreenshot do app PCalcScreenshot do app PCalc

Quando a Maçã lançou o iOS 8 e o OS X Yosemite, um dos primeiros a se preparar para eles foi a PCalc. Entre muitos recursos, a nova versão da calculadora tem um widget que pode ser colocado na Central de Notificações para facilitar as coisas para usuários. O problema é que, tempos depois, a Maçã resolveu encrencar justamente com essa função do aplicativo e pediu para que o desenvolvedor retire-a.

A Apple me disse que os widgets da Central de Notificações do iOS não podem realizar nenhum
cálculo e que o atual widget da PCalc deve ser removido.

O chato é que as diretrizes da App Store não falam nada sobre essa impossibilidade de realizar cálculos na Central de Notificações. Para completar, a PCalc continua sendo promovida na loja de aplicativos da Maçã (dentro da sessão “Widgets para a Central de Notificações”).

Nada foi comentado sobre a versão do app para OS X. E, curiosamente, a própria Apple disponibiliza uma calculadora na Central de Notificações do seu sistema operacional desktop.

[via 9to5Mac]

Atualização, por Rafael Fischmann · 30/10/2014 às 15:31

E a Apple deu uma resposta não só rápida, mas positiva à polêmica: ela voltou atrás em sua decisão e, segundo noticiou o TechCrunch, não só não exigirá mudanças na PCalc como também permitirá que outros apps com widgets de calculadora entrem na sua loja.

O desenvolvedor sozinho talvez não teria conseguido muito com a Apple, mas como a coisa tomou uma proporção imensa na mídia/blogosfera, a empresa achou por bem reavaliar a sua decisão — que não fazia muito sentido, de fato, como observamos no artigo original.

Que bom.

Posts relacionados

Comentários