No fim de 2013 a Samsung “roubou” o 1º lugar da Apple na pesquisa da J.D. Power sobre satisfação de usuários de tablets; pouco tempo depois, porém (em maio deste ano), a Maçã voltou ao topo da pesquisa; agora, um novo tombo…
Sim, a Apple perdeu novamente a primeira posição no famoso ranking de satisfação. O curioso, no entanto, é quem desbancou a empresa. Algum chute? Não, não foi a Samsung… acertou quem respondeu a Amazon!
O curioso é que na última pesquisa a Amazon estava apenas em quarto lugar; nesta, ela não apenas pulou para a primeira, como abriu três pontos de vantagem para a Apple — a mesma distância entre Apple e Samsung, que ocupou o terceiro lugar.
Abaixo, alguns destaques da segunda pesquisa de 2014:
- A Amazon foi a que mais se destacou em facilidade de uso.
- Quase um terço (32%) dos entrevistados disse que o preço foi determinante na hora de escolher/comprar o tablet.
- Na média, os entrevistados gastaram US$345 em seus tablets, o que representa uma diminuição de US$48 desde a última pesquisa de 2013 (mesmo período do ano passado).
A J.D Power mede a satisfação de usuários levando em consideração cinco fatores: performance (que tem um peso de 28% sobre o resultado final), facilidade de uso (22%), recursos (22%), estilo e design (17%) e custo (11%).
Vale notar um detalhe bem importante: a pesquisa foi realizada com 2.686 donos de tablets (que possuem os aparelhos por menos de um ano) entre março e agosto, ou seja, os novos iPads (Air 2 e mini 3), lançados recentemente pela Apple, não entraram na jogada.
[via Macworld UK]