O melhor pedaço da Maçã.

Appreendedor: uma inovadora rede colaborativa produzida por brasileiros para o mundo

Apreendedor

De ideias a negócios implementados, diariamente relaciono-me com jovens empreendedores que, ao compartilhar detalhes sobre seus sonhos, acabam contando mais que oportunidades — falando sobre seus desafios, medos e experiências. Foi em uma dessas conversas, aqui no Vale do Silício, que conheci a jovem empreendedora Lorrana Scarpioni — fundadora do Bliive, uma rede colaborativa que está reinventando a forma com que as pessoas compartilham seu tempo e conhecimento em troca de novas experiências.

Publicidade

Apreendedor

Crédito da foto: Adauto Menezes.

Idealizado em maio de 2012 — tendo como fonte de inspiração documentários sobre economia alternativa —, Scarpioni deu início ao processo de pesquisa, à formação da equipe e ao desenvolvimento, o que durou exato um ano para o lançamento da plataforma.

Publicidade

Bliive — um trocadilho inteligente da palavra “acreditar”, em inglês — é uma plataforma a qual tem a missão de conectar pessoas e seus interesses através do compartilhamento de horas oferecidas de acordo com a especialidade e a disponibilidade de cada usuário. Ao se cadastrar na rede você oferece o seu tempo livre para fazer algo que gosta e em troca recebe uma moeda chamada Timemoney, que pode ser convertida pelo tempo de outra pessoa oferecendo algo do seu interesse ou simplesmente doando o seu crédito para uma instituição social.

Hoje a rede conta com uma base de mais de 50 mil pessoas distribuídas em mais de 100 países, acumulando mais de 10 mil trocas apenas um ano e quatro meses após a data de lançamento — uma média de 20 trocas diárias. São pessoas de diversas nacionalidades e culturas validando a ideia de que o tempo livre pode ser convertido em algo legal sem a necessidade de envolver dinheiro no processo, além do prazer adicional em fazer o que gosta apoiando outras pessoas.

Todos esses números e conquistas chamam a atenção, mas o que nem todos sabem é que à frente desse projeto e equipe está uma jovem empreendedora de 24 anos, nascida no interior da Bahia e criada no Paraná. Scarpioni tem conquistado diversos prêmios e influenciado jovens empreendedores em todo o mundo. Formada em Relações Públicas e Direito, a jovem não se acomodou ou seguiu o processo natural da grande maioria dos novos profissionais ao entrarem no mercado convencional.

Apreendedor

Crédito da foto: Adauto Menezes.

Publicidade

Seguindo o lema “Se eu posso mudar o mundo, por que não?”, Scarpioni e Zé Fernandes — sócio no Bliive — estão neste momento em San Francisco participando das finais do evento Intel Global Challenge 2014, único time representando o Brasil em uma competição de startups mundiais promovido anualmente pela Intel. Chegar até aqui não foi nada fácil, venceram a etapa no Brasil e garantiram a oportunidade de imersão em um processo de mentoria para que, depois, fossem selecionados entre cinco da América Latina que se juntaram aos 26 times da etapa mundial.

Agora cabe a nós, brasileiros, apoiarmos o projeto nas redes sociais para que possam garantir o prêmio extra “Social Media Challenge” promovido durante o torneio que termina na próxima quinta-feira. Para isso, basta seguir as redes sociais do Bliive [Twitter, Instagram] interagindo com curtidas e retuítes em todos os posts que possuam a hashtag #intelchallenge. Vamos lá, contamos com a participação e o apoio de todos!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Inédito: Apple fará pré-venda do iPhone 6 no Brasil a partir do dia 7 de novembro

Próx. Post

MM Tour II: Facebook, Universidade de Stanford, Evernote, 1 Infinite Loop, Intel Museum e mais!

Posts Relacionados