O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Anotação com uma senha em cima do teclado de um Mac

Senha mais usada por brasileiros em 2022 foi “123456”

Ano após ano, a NordPass divulga seu tradicional ranking das senhas mais utilizadas na internet. Essa iniciativa, que tem como objetivo conscientizar o público sobre a importância das boas práticas de segurança no mundo online, acaba sempre expondo o nível de maturidade dos internautas na hora de pensar em uma palavra-chave — o qual nem sempre é o dos melhores.

Publicidade

Na edição de 2022 do relatório, a empresa analisou um banco de dados de 3TB com senhas expostas em ataques para criar listas com as 200 combinações mais comuns em dezenas de países, incluindo o Brasil. Por aqui, assim como no Chile, na Colômbia, na Espanha e no México, a senha “123456” voltou a figurar no topo do ranking com mais de 13 mil usos.

Das dez senhas mais utilizadas por brasileiros no último ano, seis são variações da versão mais popular. Segundo a NordPass, justamente por serem extremamente simples, todas elas podem ser descobertas por possíveis invasores em questão de segundos, deixando endereços de email, contas de redes sociais e outros serviços online completamente vulneráveis.

No ranking geral, a palavra-chave “password” (que nada mais é do que a palavra “senha” em inglês), assumiu a primeira colocação, com quase 5 milhões de usos. A clássica “123456” voltou a aparecer na segunda colocação, com “123456789”, “guest” e “qwerty” fechando o Top 5.

O relatório também trouxe uma lista com as senhas mais populares baseadas em esportes, automóveis e outros ícones da cultura popular (como bandas, videogames e filmes). Alguns dos exemplos mais recorrentes foram os nomes da banda U2, do time de futebol sérvio Estrela Vermelha e do filme francês “O Profissional”.

Publicidade

Caso uma senha sua tenha aparecido nas listas da NordPass, é recomendável trocá-la imediatamente por uma credencial mais forte, de preferência com mais de oito dígitos e que intercale letras, números e símbolos. Ativar a verificação de dois fatores e usar um gerenciador de senhas também é sempre uma boa pedida.

via TudoCelular

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft disponibiliza Comunidades gratuitamente no Teams

Próx. Post

iOS 16.2, iPadOS 16.2, macOS 13.1, watchOS 9.2 e tvOS 16.2 ganham Release Candidates

Posts Relacionados