★ O mercado de aplicativos móveis

Gráfico do TIOBE

INFORME PUBLICITÁRIO

por Danilo Altheman

Desde o final de 2009 o mercado de aplicativos para dispositivos móveis vem em uma ascensão constante. Isso se deve ao grande sucesso de vendas de aparelhos celulares em todo o mundo.

Gigantes como Apple, Google e Microsoft atualmente investem massivamente no mercado de smartphones por terem percebido que o ganho é duplo, sendo tanto na venda do dispositivos quanto nos aplicativos.

Somente no ano de 2013 foram vendidos mais de 1 bilhão de smartphones, gerando mais de 1,8 milhão de aplicativos disponíveis e um faturamento de mais de R$29 bilhões no comércio de aplicativos no mundo — sendo R$1,5 bilhão somente no Brasil, o que torna o 11º país no ranking mundial, segundo o Sebrae.

300% de crescimento

Pesquisas recentes da Gartner prevêem que o mercado chegue a R$201,4 bilhões em 2017 em vendas de aplicativos para dispositivos móveis.

Olhando através dos índices da empresa americana TIOBE, as três linguagens de programação mais utilizadas no mundo são, em primeiro lugar, a linguagem C, que é considerada a mãe de todas as linguagens e é amplamente utilizada em diversos dispositivos. Em segundo lugar a linguagem Java, que além de criar aplicações para internet, desktop e dispositivos embarcados (TV, geladeira, carros, etc.), é a padrão para desenvolvimento de aplicativos para Android. Em terceiro lugar temos a Objective-C, que é a linguagem para criação de apps para Macs, iPads, iPhones e iPods touch.

Gráfico da TIOBE

Observando os dados publicados pela TIOBE, a Objective-C deu um salto gigantesco nos últimos anos, saindo da 26ª posição em 2007, ano de lançamento do iPhone, e atingindo o 3º lugar no ano de 2014.

A linguagem de programação Swift

Em junho de 2014, na sua conferência anual de desenvolvedores, a Apple lançou uma nova linguagem de programação chamada Swift, que logo na primeira semana gerou um “boom” no mercado, assustando tanto os programadores quanto os concorrentes.

Na primeira semana a Swift atingiu a 26ª posição no índice TIOBE, e atualmente já está na 18ª posição, empatada com PL/SQL.

Mas por que criar uma nova linguagem, sendo que a Objective-C é a terceira mais utilizada no mundo?

Swift

A linguagem Objective-C foi criada no início dos anos 1980, ou seja, há mais de 34 anos — o que é um tempo bastante razoável se compararmos com a velocidade da computação atual. Isso não significa que a Objective-C é uma linguagem antiga, mas acreditamos que nos dias atuais é muito difícil mantê-la e acrescentar novos recursos. Atualmente a linguagem está na sua versão 2.0 — ela recebeu a sua última grande mudança em 2006, há mais de 8 anos!

Segundo a própria Apple, a Swift engloba o que há de melhor das linguagens C e Objective-C sem gerar problemas de compatibilidade. Ela adota padrões de programação seguros e adiciona novas funcionalidades que tornam a programação mais fácil, flexível e segura.

Para os programadores Objective-C, ela é bastante familiar; para os novos, é divertida e de fácil aprendizado. A Swift possui um interpretador em tempo real chamado “Playground” (REPL), que permite ao programador testar o seu código sem ter que compilar o programa, dando dicas de performance e alertando sobre erros, o que facilita o aprendizado dessa nova linguagem.

Uma outra grande vantagem é que os programas escritos em Swift são mais rápidos se comparados aos escritos em Objective-C, inclusive no momento da compilação.

Hoje boa parte dos antigos projetos escritos em Objective-C estão sendo portados para a Swift, como o AFNetworking, que em Swift chama-se Alamo Fire. Já outros grandes projetos estão sendo escritos somente em Swift, o que nos leva a acreditar que a maioria dos programadores já prefere escrever seus códigos nela em vez de em Objective-C.

A Swift com toda certeza é o futuro do desenvolvimento de aplicativos para OS X, iOS — e inclusive o Apple Watch, apresentado recentemente. Aprender Swift é, além de estar um passo à frente no desenvolvimento de aplicativos, aproveitar uma linguagem moderna e completa.


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