CES 2015: as primeiras impressões de uma feira que se reinventa

CES 2015

NOTA DOS EDITORES: nosso amigo e jornalista Sérgio Miranda está na CES 2015 fazendo uma cobertura especial para o MacMagazine como colaborador convidado, a convite da Alfacomex, da Mobimax e da Belmar Import.


Para quem não conhece, a International CES (Consumer Electronics Show) é um dos principais eventos de tecnologia do mundo, o maior dos Estados Unidos.

CES 2015

Logo da CES que fica em frente ao Las Vegas Convention Center, onde acontece o evento.

Ele acontece na cidade de Las Vegas na primeira semana útil do ano, e algumas das principais marcas do setor aproveitam a oportunidade para mostrar o que será notícia no setor. São centenas de milhares de pessoas se esbarrando pelos corredores do Las Vegas Convention Center para ver o que há de novo (ou não) nos estandes. Em uma palavra, é uma loucura!

CES 2015

Os hotéis dão às boas-vindas aos participantes da CES. O público pode chegar às centenas de milhares de pessoas.

Feitas as apresentações, continuemos. Este ano, vários assuntos estão na pauta dos expositores da International CES 2015. As maiores apostas estão nos dispositivos usáveis (ainda não encontrei uma palavra decente em português para “wearables”…). Durante o CES Unveiled, um evento exclusivo para jornalistas, já pudemos ter algumas prévias, como o belo Activité Pop, da Withings, um relógio “tradicional” (com ponteiros) mas que consegue rastrear seus exercícios, pode ser usado durante a natação, monitora o sono e envia os dados para um app no iPhone via Bluetooth.

CES 2015

O Activité Pop é um relógio analógico inteligente. É lindo!

A bateria é aquela comum, que dura até 8 meses de uso antes de ser trocada. Enfim, uma versão mais barata do Activité, apresentado em meados de 2014 — com a chegada do Apple Watch agora em 2015, muita gente quer se destacar nesse mercado que parece promissor.

Outro assunto que promete ser repetitivo nesta feira é a casa inteligente/conectada. A internet das coisas está evoluindo a passos rápidos, com cada vez mais fabricantes incluindo tecnologias online em seus aparelhos. Em 2014, a Samsung e a LG mostraram uma série de fogões e lavadoras de roupa que já incorporam esse novo passo adiante da vida digital, e espera-se que outras grandes marcas sigam esse caminho.

Além disso, temos os dispositivos de automação residencial plug and play (aqueles que não precisam de um técnico em engenharia para serem instalados). Empresas como a BeeWi apresentaram uma linha de produtos como lâmpadas e tomadas inteligentes que podem ser controlados remotamente por um dispositivo móvel. A casa dos Jetsons está mais perto do que nunca (apesar de sentirmos falta dos carros voadores).

CES 2015

Os grandes fabricantes apostam em televisões gigantes, curvas e com altíssima resolução.

Televisões também são o assunto em qualquer CES, e esta não é diferente. As TVs “UltraHD” (nome chique para o 4K) estarão mais acessíveis este ano, pelo menos é a promessa dos principais fabricantes. Mas para não deixar passar a oportunidade de deixar todo mundo babando em modelos novos, Samsung, LG e Sharp mostrarão modelos com telas de vidro curvo UltraHD de até 110 polegadas. Imensos monstros que vão precisar de uma sala só para elas.

CES 2015

Em seis anos que participo da CES, é a primeira vez que vejo a Polaroid anunciar nos prédios do evento.
Será que vem mais novidade?

Muita coisa vai acontecer nos próximos dias e eu vou trazer algumas dessas novidades para vocês. Continuem acompanhado por aqui, no MacMagazine, o que há de mais legal e interessante na International CES 2015.

Posts relacionados

Comentários