Eleve o nível de automatização do iOS com o aplicativo Workflow

Ícone - Workflow

O Workflow foi criado por dois adolescentes (Conrad Kramer e Ari Weinstein) que acreditam e defendem a ideia de que aparelhos móveis podem ir muito além do que já foram. Weinsten e Kramer criaram a primeira versão do aplicativo em 48 horas, durante uma hackathon em janeiro de 2014 — o app foi o vencedor de honra como melhor aplicativo para iOS.


Ícone do app Atalhos

Atalhos

de Apple

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.2.2 (142.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior

Grátis R$ 3.99

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app AtalhosScreenshot do app AtalhosScreenshot do app AtalhosScreenshot do app Atalhos
 
Nota na App Store: Estrela pretaEstrela pretaEstrela pretaEstrela pretaEstrela 4/5
Minha nota: Estrela pretaEstrela pretaEstrela pretaEstrela pretaEstrela preta 5/5
 

Weinstein saiu do MIT e Kramer, por sua vez, suspendeu seu processo de admissão. Ambos se mudaram para San Francisco e terminaram o Workflow com dois novos integrantes no time (Veeral Patel e Nick Frey).

A proposta do app é muito similar ao que encontramos no Automator para o OS X: criar fluxos de tarefas/ações para serem realizadas a qualquer momento. A diferença (além de um ser para iOS e outro para OS X) é que o Workflow conta com um visual muito mais amigável e é bem mais fácil de usar.

Após ser iniciado pela primeira vez, o Workflow apresenta um tutorial demonstrando o processo de criação dos fluxos e a câmera de seu iGadget (capturando três imagens e transformando-as em um GIF, que por sua vez pode ser compartilhado). A criação de qualquer fluxo é bem simples: basta selecionar um em branco, arrastar as ações da lista e… pronto.

As ações são separadas por tipos: calendário, contatos, documentos, mapas, música, fotos e vídeo, script, compartilhamento, texto e web. Após uma tarefa ser criada, um ícone é adicionado ao seu menu da tela de início, estando sempre a um toque para ser executado. O mais bacana é que para se criar qualquer fluxo, a interface é composta por blocos que devem ser segurados e arrastados para a criação da “receita”, desde um “publique no Instagram a capa do álbum da música que estou ouvindo agora” até um “chame um carro do Uber para a sua próxima reunião”.

Seus workflows podem funcionar como apps individuais ou extensões que podem ser adicionadas ao seu dispositivo. Se a sua extensão é algo incrível e inovadora, ela poder ser compartilhada na galeria de workflows, podendo ser adicionada por outros usuários do app.

Workflow - Galeria

Como gosto muito de viajar, decidi criar um fluxo que “pegue as dicas de meus próximos destinos que encontro na internet, converta-as em PDF e as salve em uma pasta do Dropbox“. Como já havia uma ação de imprimir PDF, foi o primeiro item selecionado, alterando seu nome para “Trips to Dropbox” e utilizando a lista de ícones disponíveis para selecionar um ícone de avião.

Workflow - Trips to Dropbox

Na primeira vez que utilizei uma ação, ela requereu a minha aprovação para acessar a minha conta no Dropbox — definindo ainda onde eu gostaria de salvar o arquivo. Uma vez finalizado o processo, toda vez que desejo salvar uma página do Safari, basta selecionar o fluxo que criei.

As possibilidades são infinitas, cabe a você decidir até onde o Workflow vai poder lhe ajudar. 😉

Posts relacionados

Comentários