O melhor pedaço da Maçã.

Confira os ganhos reais que um upgrade de RAM e/ou SSD podem trazer para o seu Mac

Upgrade de Mac mini

Normalmente, quando o computador está lento, a primeira coisa que nos vem à cabeça é um upgrade de memória (RAM). Mas qual a diferença entre um upgrade de memória RAM e um upgrade de SSD?

Publicidade

Upgrade de Mac mini

RAM

No computador, a RAM (random access memory, ou memória de acesso aleatório) funciona para trocas rápidas de algoritmos a serem processadas em sua CPU. Oi?! Bem, basicamente a memória funciona como uma ponte entre o HDD e o processador, onde toda informação que precisa ser codificada ou descodificada é enviada através dessa ponte. Ela é extremamente necessária pois a velocidade de troca de informações entre o processador e a memória é imensamente superior a seu drive de armazenamento. Desta forma, a memória consegue transferir as informações para o processador na velocidade necessária e devolver ao HDD na medida em que estiverem prontas.

Afinal, o upgrade de memória gera algum ganho de desempenho?

Em geral, upgrade de memória só gera ganho de desempenho se você utiliza vários aplicativos simultaneamente ou se utiliza softwares de alto poder de processamento (como editores de imagem, compiladores de aplicativos ou games, por exemplo). Nesse caso, o aumento de memória gera um grande ganho de desempenho devido ao fluxo contínuo entre HDD, memória e processador. Em uma analogia, seria como o horário de pico das cidades grandes. Todos tem um destino a seguir, porém a quantidade de carros superior à via gera trânsito e acaba atrasando todo mundo. Um upgrade de memória em uma cidade grande seria como colocar mais vias para todos caminharem sem congestionamento — e sim, grandes centros do Brasil precisam urgentemente de um upgrade de memória!

Upgrade de SSD ou RAM?

O SSD (solid-state drive, ou unidade de estado sólido) é uma evolução do HDD (hard disk drive, ou disco rígido) que utiliza chips ao invés de discos para armazenar conteúdos, gerando um imenso ganho de velocidade. O ganho de desempenho em um upgrade de SSD é facilmente perceptível na velocidade de acesso aos seus arquivos.

Publicidade

Para mensurar a quantidade de ganho, fizemos alguns testes. Confira abaixo:

Tempo de boot

Teste de boot

Velocidade do render

Teste de render

Resultado geral

Testes

Consideramos nos testes o tempo de boot do computador (o tempo que ele demora para ligar), tempo de renderização (codificação) de um vídeo Full HD (1080p) com quatro efeitos sobrepostos, além de dados do aplicativo NovaBench para velocidade.

Afinal, RAM ou SSD?

É possível perceber que cada upgrade trabalha de uma maneira diferente no seu computador. Se você utiliza o computador para edição de textos e navegação na web, o upgrade de SSD irá quadruplicar a velocidade do seu Mac. Agora se você é um usuário high-end e utiliza vários aplicativos ou apps com alto poder de processamento, o upgrade de RAM lhe atenderá melhor — é claro que a combinação dos dois gera um ganho de desempenho sem igual!

Publicidade

Memória Kingston

Memória (RAM) para Macs

Preço: a partir de R$ 259,90
Fabricante: Kingston
Modelos: 1.333 MHz e 1.600 MHz (ambos DDR3)
Capacidades: 4 GB ou 8 GB (por pente)
Compatibilidade: alguns modelos de Macs

Botão - Comprar

SSD da Kingston

Kit SSD para Macs

Preço: a partir de R$ 449,90
Fabricante: Kingston
Capacidades: 120 GB, 240 GB ou 480 GB
Compatibilidade: alguns modelos de Macs

Botão - Comprar

RAM, SSD ou ambos? Agora a resposta fica ao seu critério! 😉

·   ·   ·

Detalhes técnicos da matéria

  • Computador: Mac mini (fim de 2012)
  • RAM de 4GB: padrão de fábrica
  • RAM de 8GB: proprietárias KTA, Kingston
  • HDD: padrão de fábrica
  • SSD: Kit SSD Kingston V300
  • Efeitos sobrepostos no Final Cut Pro: “50s TV”, “Add Noise”, “Aged Film” e “Aged Paper”
  • Formato do vídeo utilizado: Full HD – MOV H.264, Linear PCM

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativo Google Tradutor para iOS agora traduz voz e imagens de forma muito mais bacana

Próx. Post

Juntas, Apple, Google e Microsoft registraram mais do dobro de patentes que o Brasil em 2014!

Posts Relacionados