O melhor pedaço da Maçã.

Celular Seguro: aplicativo do governo contra roubo de telefones chega à App Store

Shutterstock.com
iPhone sendo roubado

Após especulações, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou oficialmente o aplicativo Celular Seguro, visando combater o crescente número de roubos de celulares no Brasil.

Publicidade

Desenvolvido em resposta às preocupações da população com a segurança pública, o software permite que os usuários solicitem o bloqueio dos seus dispositivos e as informações contidas neles de maneira rápida e eficiente.

Coordenado pela secretaria executiva da pasta, o aplicativo foi apresentado pelo secretário-executivo Ricardo Cappelli como um meio de agir contra a receptação de celulares roubados.

A plataforma não apenas possibilita o bloqueio da linha telefônica, como também o acesso a contas bancárias e outros serviços cadastrados no aparelho em poucos passos. O app oferece, ainda, a opção de cadastro de “pessoas de confiança”, permitindo que elas realizem o bloqueio do smartphone em nome de um amigo ou familiar.

Publicidade

Na prática, o app faz uma comunicação mais rápida do consumidor que foi roubado/assaltado com instituições financeiras, operadoras de telefonia e mais. No lançamento do serviço, fazem parte da plataforma parceiros como Banco do Brasil, Banco Pan, Bradesco, BTG Pactual, CAIXA, Inter, Itaú, Safra, Santander, Sicoob, Sicredi, XP, ABINEE, iFood, Uber, Zetta e 99. Além delas, é claro, temos órgãos do governo como Anatel, Febraban, Ministério da Justiça e Segurança Pública, ABR Telecom e Conexis Brasil Digital.

Como podemos ver, Apple, Google e Samsung — players importante do mercado de telefonia e que também estão envolvidas em casos de roubos/assaltos —, não fazem parte da plataforma (pelo menos neste primeiro momento).

Vale ressaltar, contudo, que o serviço não substitui a necessidade de registro de ocorrência policial nem a comunicação posterior do incidente aos bancos e operadoras.

Publicidade

Inicialmente focado no bloqueio do smartphone, o Ministério da Justiça enfatizou a possibilidade de integrar o serviço a outras empresas nos próximos meses — ampliando ainda mais a eficácia do aplicativo.

Além de pela web, o aplicativo Celular Seguro está disponível para download na App Store (e na Play Store) a partir de hoje, proporcionando uma medida adicional de segurança. 🔒


Ícone do app Celular Seguro BR
Celular Seguro BR de Servicos e Informacoes do Brasil
Compatível com iPhones
Versão 1.5 (21.8 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via TudoCelular.com

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Próximo Apple Watch terá mecanismo de encaixe das pulseiras redesenhado, corrobora leaker

Próx. Post

Pixelmator Pro ganha suporte para arquivos do Illustrator e novos modelos festivos

Posts Relacionados