O melhor pedaço da Maçã.

Apple anuncia jogos “AAA” para Macs junto ao Metal 3

Jogo Resident Evil: Village no Mac

É fato que o macOS nunca foi lá a melhor plataforma do mundo para jogos. Comparados a consoles e PCs, os computadores da Maçã sempre sofreram com a baixa disponibilidade de títulos compatíveis e um poder gráfico não muito bem otimizado para esse fim.

Publicidade

Ontem durante a keynote de abertura da WWDC22, entretanto, a Apple finalmente introduziu sua mais nova resposta para esse problema: a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Metal 3.

Como explicamos no post sobre as novidades do macOS Ventura 13, ela chega com uma série de ferramentas que permitirão não só melhorar o desempenho de games já existentes, mas também trazer novos títulos para a plataforma — incluindo jogos “triplo-A”.

Em seu comunicado oficial sobre a novidade, a Apple explica que a API é empurrada pelo framework MetalFX — tecnologia que, entre outras coisas, permitirá a aplicação de efeitos de upscalling e uma maior taxa de quadros durante as sessões de jogos em Macs equipados com Apple Silicon, desbloqueando o poder de cada um dos chips M1/M2 da linha.

Outra ferramenta inclusa com a API é uma nova tecnologia de “carregamento rápido de recursos”, que deverá diminuir drasticamente os tempos de carregamento de cenários e texturas em jogos mais pesados, aproveitando-se de toda a rapidez dos SSDs dos Macs. PCs e consoles, vale notar, já contam com tecnologias parecidas para diminuir os tempos de espera.

Publicidade

Para começar a expansão da biblioteca de jogos para o Mac, a Apple anunciou durante a abertura da WWDC22 a chegada de dois grandes jogos para sua plataforma: No Man’s Sky, da Hello Games, e o indicado ao prêmio de melhor jogo de 2021, Resident Evil: Village, da CAPCOM — antes, só disponíveis em consoles e PCs.

A versão de Resident Evil: Village para macOS, vale notar, foi apresentada na keynote em japonês por Masaru Ijuin, gerente da divisão de pesquisa técnica avançada da própria CAPCOM. Assim como No Man’s Sky, o mais recente título da famosa franquia de jogos de terror chegará ao Mac ainda este ano.

Publicidade

A API, vale lembrar, também chegará ao iPadOS 16, o qual deverá sofrer bem menos com quedas de performance em jogos enquanto algo está sendo baixado em segundo plano.

O Metal 3 será lançado junto ao macOS 13 e ao iPadOS 16, até setembro/outubro.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo CarPlay deverá ser mais “car” do que “play”

Próx. Post

macOS Ventura ganha apps Relógio, Tempo e Ajustes do Sistema

Posts Relacionados