Rumor: assim como o OS X Snow Leopard, iOS 9 será focado em otimizações e melhorias gerais

iOS 9

Quem aqui lembra do Snow Leopard? Garanto que muitos, afinal 1,58% dos leitores do MacMagazine ainda utilizam o OS X 10.6 em seus Macs. Por que uma pessoa usa um sistema operacional lançado há seis anos? Alguns pois suas máquinas são antigas e não conseguem rodar os novos sistemas; outros, porém, concordam que ele foi uma das versões mais estáveis já lançadas pela Apple e não conseguem abandoná-lo.

Publicidade

iOS 9

Imagem meramente ilustrativa.

A Apple utilizou a seguinte estratégia com ele: em vez de focar em novos recursos, ela preferiu pegar o OS X Leopard (10.5) e polir o sistema até deixá-lo totalmente redondo. Quando o seu armário está uma zona, o que você faz — ou deveria fazer? Tira tudo de dentro dele, se livra do que não utiliza mais e depois torna a colocar tudo de volta novamente, só que de forma organizada. Pois foi isso que a Apple fez. A principal novidade do 10.6, então, foi estabilidade e performance. E agora, rumores indicam que a mesma coisa acontecerá com o iOS.

Publicidade

De acordo com o 9to5Mac, a Apple quer fazer exatamente isso com o iOS 9. Depois de oito versões do sistema operacional móvel (cada um delas trazendo muitos novos recursos), a Maçã quer dar uma parada e otimizar o sistema para que ele tenha uma performance ainda melhor.

Para 2015, o iOS 9 incluirá um conjunto de melhorias por debaixo do capô. Fontes nos dizem que os engenheiros do iOS 9 estão trabalhando com um foco “enorme” em correção de bugs, em manter a estabilidade e em aumentar o desempenho do novo sistema operacional, e não apenas em apresentar novos recursos importantes. A Apple também continuará se esforçando para manter o tamanho do sistema operacional e as atualizações gerenciáveis, especialmente para os muitos milhões de proprietários de dispositivos iOS com 16GB.

Isso não quer dizer que o iOS 9 não trará nenhuma novidade relacionada a recursos ou algo parecido (como por exemplo, novidades para os mapas, um novo serviço de streaming de músicas incorporado ao sistema, etc.). Historicamente todo lançamento de iPhone/iOS trouxe alguma novidade interessante e este ano não deverá ser diferente. Todavia, o foco da empresa não será adicionar muitos desses recursos, e sim em melhorar o sistema como um todo — o que ao meu ver é extremamente necessário levando em consideração a enorme bagagem acumulada nesses últimos oito anos.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…