O melhor pedaço da Maçã.

Facebook coleta *todos* os tipos de dados listados pela Apple

Mas a rede continua atacando a Maçã pelas mudanças do iOS 14
ícone do Facebook

Como comentamos, a App Store passou a exibir essa semana os quadrinhos de “informações nutricionais” dos seus aplicativos — isto é, seções onde o usuário fica sabendo, de forma simples e clara, quais tipos de dados são coletados por aquele app em particular e de que forma eles são usados.

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Já sabemos que o Facebook não é lá a empresa mais comprometida com a privacidade dos usuários, mas esse levantamento recente do Apple Terminal mostra como nossos dados são capturados desbragadamente pela rede de tio Mark: todos os tipos de dados catalogados (e permitidos) pela Apple estão listados nas “informações nutricionais” do aplicativo do Facebook.

Mais precisamente, o app captura três tipos de dados ligados diretamente à sua identidade e usados para lhe rastrear entre outros sites e apps:

  • Informações de contato
  • Identificadores
  • Outros dados

E mais 14(!) tipos de dados são capturados e ligados à sua identidade, mas (supostamente) não utilizados para lhe rastrear em outros sites e apps:

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  • Saúde e condicionamento físico
  • Compras
  • Informações financeiras
  • Localização
  • Informações de contato
  • Contatos
  • Conteúdo do usuário
  • Histórico de buscas
  • Histórico de navegação
  • Identificadores
  • Dados de utilização
  • Informações confidenciais
  • Diagnóstico
  • Outros dados

O Facebook não captura nenhum dado do tipo “anonimizado”, isto é, que é enviado aos servidores da empresa sem ser atrelado à sua identidade.

No geral, como era de se esperar, os aplicativos de redes sociais são os “campeões” na coleta de dados. O Facebook é o maioral nas redes abertas, enquanto o Messenger é o número um entre os mensageiros instantâneos. Instagram, TikTok, WeChat, Twitter e Snapchat também são grandes papa-dados, como vemos no levantamento abaixo:

Captura de dados entre os principais apps de mídias sociais

De qualquer forma, fica a torcida para que as novas medidas da Apple desestimulem os desenvolvedores a aplicar essas práticas basicamente predatórias de coleta de dados — ou, ao menos, mostrem aos consumidores de forma mais evidente como as suas informações estão sendo usadas.

Políticos americanos elogiam a Apple

As novidades, inclusive, foram elogiadas por alguns políticos dos Estados Unidos:

Eu parabenizo a decisão da @Apple de exigir aos desenvolvedores a permissão dos usuários para coletar seus identificadores pessoais. Este é um passo importante na proteção da privacidade de todos os americanos.
Muito bom ver a @Apple exigir aos desenvolvedores a permissão dos usuários antes de coletar seus identificadores pessoais.
Aplicativos não deveriam poder lhe rastrear sem seu conhecimento e consentimento. Não é surpresa que o Facebook, um abusador compulsivo da privacidade, esteja contrariado com a Apple e seus passos (de senso-comum) para proteger os dados dos consumidores.

E, como bem colocou o senador Ron Wyden, o Facebook está, de fato, contrariado: depois de colocar dois anúncios de página inteira nos principais jornais dos EUA atacando a Maçã, a rede agora passou a alertar os usuários e parceiros dentro dos seus próprios aplicativos, como o Facebook Business Suite e o Gerenciador de Anúncios.

Facebook alertando usuários sobre mudanças do iOS 14

Haverá um impacto nas suas campanhas de marketing.

A Apple anunciou mudanças em seus produtos e diretrizes que podem afetar significativamente a forma como você administra anúncios, mede a performance deles e alcança seus consumidores.

Ou seja: a briga está só começando.

via 9to5Mac

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