O melhor pedaço da Maçã.

Entenda por que a Apple rejeitou alguns aplicativos os quais se integram ao Dropbox

Ícone do Dropbox

De ontem para hoje, diversos veículos noticiaram que a Apple está rejeitando aplicativos os quais se utilizam de integração com o Dropbox. Como tudo que envolve a Maçã gera polêmica, muitos já começaram a especular que a empresa quer matar o Dropbox, que ela está fazendo jogo duro, que isso, que aquilo…

Publicidade

Todavia, essas mesmas pessoas parecem não ter pensando antes de sair acusando a firma de Cupertino de alguma coisa. Os fatos são os seguintes: a tal integração com o Dropbox utilizada nos apps infringe uma regra bem antiga (e polêmica) das App Store Review Guidelines, a qual impede que aplicativos contenham links para sites externos para venda de alguma assinatura/serviço que não seja oferecido via In App Purchase. E é exatamente esse o ponto pelo qual os aplicativos estão sendo rejeitados, já que eles têm um link externo para que a pessoa crie uma conta no serviço Dropbox, caso o usuário não tenha uma — a criação da conta pode ou não ser ligada ao pagamento de uma assinatura mensal, não disponível na App Store, o que infringe a regra.

Logo - Dropbox

Se olharmos um pouco para trás, vemos que o próprio app do Kindle já sofreu com essa regra, assim como Google Books, Kobo, WSJMatch.com e muitos outros.

Publicidade

Uma nova versão beta do SDK (Software Development Kit, ou Kit de Desenvolvimento de Software) do Dropbox (1.2.2) parece ter sido liberada pela empresa, removendo a opção/link de criar uma nova conta (paga ou gratuita) via site do serviço. Além disso, a Dropbox já está com contato com a Apple para tentar resolver a situação de uma forma conveniente/elegante, sem que prejudique a experiência dos usuários.

Resumindo: o SDK do Dropbox infringia a regra 11.13 das App Store Review Guidelines, e a Apple não abriu excessão para a empresa. Se a regra é justa, se prejudica usuários… isso é outra história. Quer contestá-la? Justo, existem meios para que isso seja feito. O ponto aqui é deixar claro que o burburinho “Apple quer matar o Dropbox” é totalmente desnecessário.

[via TNW: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

OWC lança kit de instalação de um segundo drive em Macs mini de 2011

Próx. Post

ATV Pro, da Kanex, oferece uma entrada VGA com áudio para Apple TVs

Posts Relacionados