O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: negociações entre Apple e empresas de conteúdo voltaram; Apple TV poderá ter recurso para pular comerciais

Apple TV (NBA)

O que acontece quando o rumor de uma Apple TV renovada — ou de uma “iTV” (suposto televisor da Apple) — está adormecido? Alguém vem e o acorda, e claro! Quem fez isso hoje foi a jornalista Jessica Lessin (ex-Wall Street Journal).

Publicidade

Apple TV (NBA)

De acordo com Lessin, a Apple está negociando com empresas de conteúdo uma forma para que consumidores pulem os tradicionais da grade de programação de um canal. Ainda segundo ela, já faz mais de um ano que a Maçã está negociando com essas empresas direitos para oferecer, via Apple TV, um serviço para que usuários assistam a canais ao vivo e conteúdos on-demand. As coisas teriam dado uma esfriada, mas Lessin afirma que esquentaram recentemente.

A ideia da Apple seria oferecer um serviço básico e outro premium. No segundo modelo (que ofereceria o tal recurso para pular comerciais), o usuário provavelmente pagaria alguma coisa e a Apple repassaria parte (ou tudo, ninguém sabe ao certo) para as empresas de conteúdo, trocando uma renda (anúncio) por outra (mensalidade).

Publicidade

É uma ideia arriscada. Pular comerciais iria perturbar o sistema enraizado de classificação de televisão — a base para a compra de anúncios de TV. As emissoras de televisão, por exemplo, processaram a Dish Network quando ela introduziu uma tecnologia semelhante no ano passado.

Por outro lado, não é segredo que cada vez menos pessoas estão assistindo a comerciais graças a DVRs; as redes pode muito bem estar ansiosas para fazer isso [a ideia da Apple], em vez de perder dinheiro com a prática.

Se a coisa for quente mesmo, dá para perceber o que a Apple quer fazer aqui: pegar todo o conteúdo que já existe hoje, dar uma rearrumada e oferecer tudo isso para o usuário de uma forma simples e elegante, através de uma interface criada por ela mesma e acessível via Apple TV (ou “iTV”). Que a empresa já demonstrou vontade de entrar com tudo nesse mercado, abandonando o rótulo de hobby para seu set-top box, ninguém mais duvida.

Quem sabe a participação de Tim Cook e Eddy Cue na conferência Sun Valley não tenha servido exatamente para isso…

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Single da semana: “Vou Te Pegar”, do cantor e compositor Gabriel Moura

Próx. Post

Livro grátis: “O Príncipe”, da escritora Kiera Cass

Posts Relacionados