Apple retira logos do Genius Bar de algumas lojas e promove mudanças no serviço de atendimento

Genius Bar da Apple Store, Fifth Avenue

Parece que um dos logos mais icônicos dentro de uma Apple Retail Store deixará de existir. Sim, amigos, de acordo com o ifoAppleStore, os famosos “átomos” (logo do Genius Bar) estão aos poucos sendo removidos de algumas lojas.

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Genius Bar da Apple Store, Fifth Avenue

Genius Bar da Apple Store – Fifth Avenue.

A verdade é que eles realmente não fazem mais muito sentido levando em consideração as novas propostas de lojas da empresa e a dinâmica de como tudo acontece dentro delas. No passado havia um grande balcão (imitando um bar, para ser algo mais descontraído) no qual os Genius faziam seus atendimentos; hoje em dia, porém, algumas das novas lojas nem contam mais com esse tipo de disposição interna.

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Pegando a própria Apple Store – VillageMall (no Rio de Janeiro) como exemplo, vemos que a parte de trás da loja não tem esse balcão. Consumidores que vão ao local em busca de atendimento no Genius Bar simplesmente são direcionados a alguma das diversas mesas espalhadas no espaço e são atendidos ali mesmo, deixando tudo ainda mais descontraído e, de quebra, acabando com a limitação de espaço de um balcão para atendimento.

Outra mudança interessante relacionada ao Genius Bar está sendo promovida pela nova chefe de varejo da Apple, Angela Ahrendts. Chamada de “O novo concierge”, a iniciativa tem a ver com mudanças na forma como consumidores são informados/notificados sobre seus atendimentos agendados no Genius Bar.

Hoje a coisa funciona da seguinte forma: a pessoa entra na loja e pede para marcar uma hora no Genius. O concierge da loja então marca um horário e a pessoa tem que voltar naquela hora para ser atendida — isso, é claro, se a pessoa não fizer o agendamento prévio pelo site ou pelo app Apple Store.

Genius Bar

De acordo com o 9to5Mac, a partir do dia 9 de março, um novo sistema muito mais inteligente será implantado. Ao entrar numa loja da Maçã e descrever o problema, o concierge colocará esses dados no sistema (no aplicativo interno atualizado que eles usam em um iPad) e, usando um algoritmo especial, o sistema fornecerá ao cliente um tempo de espera com base no tipo de prioridade. Por exemplo: um cliente que quer substituir a tela quebrada do iPhone será automaticamente colocado mais à frente na fila do que um outro que quer ajuda com um problema simples no iCloud.

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Feito isso, o consumidor passará o número do telefone celular para o concierge. O sistema então enviará três notificações (via SMS) para o consumidor: 1. a confirmação do agendamento e o tempo de espera; 2. informando que o cliente precisa voltar à loja pois seu atendimento está chegando; 3. informando que o técnico em questão está pronto para o atendimento, indicando também onde esse atendimento acontecerá dentro da loja. Os agendamentos feitos pela internet/app continuarão funcionando da mesma forma, já que o cliente tem uma hora marcada para ser atendido.

Sem dúvida, uma mudança para lá de bem-vinda.

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