Apple Watch permitirá que donos de iPhones 5, 5c e 5s usem o Apple Pay

Eddy Cue com o Apple Watch

Não é incomum encontrar Eddy Cue — vice-presidente sênior de softwares e serviços de internet da Apple — na ORACLE Arena, em Oakland (Califórnia, Estados Unidos). Por sinal, nós o avistamos por lá no MM Tour III, quando fomos assistir ao jogo dos Golden State Warriors contra os Chicago Bulls. 😉

Pois bem, ontem à noite Cue mais uma vez esteve por lá. E desta vez ele teve um motivo extra além da sua paixão pelo basquete: foi anunciar a disponibilidade do Apple Pay no estádio.

Mas a parte mais legal não foi nem essa, e sim um papo que Cue teve com a CNET sobre, é claro, o Apple Watch — afinal, só se fala nele nos últimos dias. O executivo explicou um pouco sobre como o Apple Pay funcionará no relógio e revelou algo que já se sabia antes, mas que talvez tenha passado despercebido por muitos.

Com o Apple Watch, usuários de iPhones 5, 5c e 5s poderão, pela primeira vez, usar o Apple Pay em lojas físicas.

Eddy Cue com o Apple Watch

O que acontece é que o Apple Pay funciona através da tecnologia NFC (near field communication, ou comunicação por campo de proximidade), a qual atualmente está presente apenas em iPhones 6 e 6 Plus. É por meio desse chip que os smartphones se comunicam com os terminais de pagamento e viabilizam as transações.

O “pulo do gato” é que o Apple Watch também terá um chip NFC embutido, mas ele será compatível — via Bluetooth — com qualquer iPhone a partir do 5. Com isso, a Apple expandirá bastante o alcance do seu novo serviço de pagamentos móveis.

Cue explica que basta o Apple Watch estar desbloqueado (seja digitando uma senha nele ou no próprio iPhone emparelhado) para que o Apple Pay possa ser utilizado por ele, sem nem mesmo ter que tirar o iPhone do bolso. O relógio possui um mecanismo de segurança que automaticamente o bloqueia caso ele seja retirado do braço da pessoa, então não há com o que se preocupar. Mesmo assim, quem quiser poderá configurá-lo para exigir uma senha todas as vezes que o Apple Pay for utilizado.

Pelo jeito a Apple terá muito o que falar sobre o Watch no evento especial da segunda-feira, para já estar adiantando algumas coisinhas aqui e ali nos dias que precedem a keynote.

Posts relacionados

Comentários