O melhor pedaço da Maçã.

O que seria de uma atualização sem problemas? watchOS 3.1.1 está inutilizando alguns relógios [atualizado]

Ontem o watchOS 3.1.1 foi liberado (junto do iOS 10.2 e do tvOS 10.1 — o macOS Sierra 10.12.2 foi disponibilizado hoje). A nova versão do sistema operacional dos Apple Watches não trouxe nenhuma grande novidade, “apenas” correções de bugs e melhorias gerais. Mas isso não quer dizer que algumas pessoas não estão tendo dores de cabeça.

Publicidade

Leitores do MacMagazine (como o Dian de Paula, o Rodrigo Antunes e o Gabriel Ramos) falaram que seus relógios (geração Series 2) “morreram” após tentar fazer a atualização para o watchOS 3.1.1 — um grande ponto de exclamação vermelho surge na tela, encaminhando o usuário para a URL apple.com/help/watch.

Apple Watch com problema ao atualizar para o watchOS 3.1.1
Imagem: Rodrigo Antunes

Obviamente, o problema não está limitado a eles; há diversos relatos no Reddit (via MacRumors), por exemplo, sobre este mesmo problema (aqui, aqui e aqui).

Publicidade

Não há bem um cenário certeiro para que o problema apareça. Alguns usuários, por achar que a atualização estava demorando demais para ser aplicada, tentaram reiniciar o aparelho — e a mensagem apareceu; outros simplesmente fizeram tudo como manda o figurino e, ainda assim, se depararam com o ponto de exclamação. Ou seja, parece mesmo ser um caso aleatório (aqui, por exemplo, a atualização foi feita sem nenhum problema; com o Rafael, idem). Uma coisa é certa: a maioria esmagadora dos usuários tem um Apple Watch Series 2.

A grande questão é que, ao visualizar essa tela, não há muito o que fazer. O relógio basicamente precisa ser substituído por outro (aparentemente o Apple Watch só volta à vida sendo restaurado pela pequena porta de diagnóstico que fica escondida em um dos encaixes da pulseira, um tipo de serviço que não é feito nas lojas da Maçã).

Então, se você está passando por isso, tem duas opções: ir a uma loja ou a um Centro de Serviço Autorizado Apple; falar com o suporte da Apple (seja pelo site ou pelo telefone) e explicar a situação a fim de enviar o relógio para a empresa e conseguir uma nova unidade.

Publicidade

O Dian nos contou que ligou para a Apple e que a resposta da empresa não foi nada animadora: como o Apple Watch dele não está mais na garantia (ou seja, ele foi um dos poucos que não tem um Apple Watch Series 2 e sofreu com o problema), teria que pagar R$1.059 pelo serviço — o que, convenhamos, não faz absolutamente sentido nenhum!

Me parece ser um caso de falta de informação. Como os atendentes da Apple ainda não devem estar por dentro deste problema (e da quantidade de usuários que a atualização está afetando), o procedimento normal é esse mesmo: negar o serviço para aparelhos fora da garantia. Mas, com o tempo e a disseminação da informação dentro da companhia, tenho certeza de que isso mudará e que todos terão os seus problemas resolvidos.

Atualização · 13/12/2016 às 20:30

Acertadamente, a Apple tratou de tirar a atualização do ar temporariamente a fim de evitar que mais relógios virem peso de papel.

Apple tira o watchOS 3.1.1 do ar

A imagem acima mostra os softwares lançados pela empresa para download pelo portal de desenvolvedores e, como podemos ver, nada de watchOS 3.1.1 por lá (e estava até agora há pouco).

[dica do Jose Augusto Zen Ferri]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Agora sim: Apple disponibiliza o macOS Sierra 10.12.2 para todos os usuários [atualizado 5x: iTunes 12.5.4]

Próx. Post

O Tinder agora tem um app para Apple TV, para que você escrutine os detalhes do seu futuro amor em 42 polegadas ou mais

Posts Relacionados