O melhor pedaço da Maçã.

Apple divulga página que detalha recursos de privacidade dos novos sistemas

Logo depois de a keynote de abertura da WWDC23 acabar, a Apple publicou no seu site um artigo que detalha cada uma das novidades em privacidade dos seus sistemas. De acordo com a empresa, elas não só demonstram os seus esforços nessa área, como também reforçam sua crença de que “a privacidade é um direito humano fundamental”.

Publicidade

O primeiro recurso a ganhar uma atenção especial foi a Navegação Privada do Safari que, como explicado durante o evento, agora bloqueia abas sempre que o usuário fica sem interagir com elas por um tempo, evitando que alguém acabe bisbilhotando o seu conteúdo. Para continuar a navegação, basta realizar a verificação com o Face ID/Touch ID ou digitar a senha do iPhone, iPad ou Mac.

A Navegação Privada também consegue agora bloquear por completo rastreadores conhecidos e remove automaticamente qualquer rastreador adicionado a uma URL enquanto o usuário navega — o que também inclui links compartilhados no Mensagens e no Mail, por exemplo. Além disso, quando esse modo está ativado, o Safari desativa qualquer extensão que tenha acesso a algum site e usa a Retransmissão Privada do iCloud para mascarar a localização do dispositivo.

Em uma entrevista concedida à Fast Company, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, comentou a chegada dessas novidades e destacou o pioneirismo do Safari nessa área:

Publicidade

Estou animado com as coisas que estamos fazendo no Safari, porque o Safari tem sido um pioneiro um tanto inédito da navegação privada e de tantos recursos de privacidade e segurança, e este ano é apenas uma amostra disso. A proteção de links, proteções de impressão digital, bloqueio automático de janelas de navegação privada quando você não as usa por um tempo… navegar na internet é um dos principais vetores de ameaça à privacidade. E este é um ano enorme, enorme [de atualizações].

Ademais, sempre que algum app pede permissão para acessar a biblioteca do app Fotos, o iOS trata de exibir um alerta que dá ao usuário a chance de escolher quais fotos ele deseja compartilhar com o serviço ou não. Agora, esse alerta conta uma nova opção de “Acesso limitado” e envia lembretes de tempos em tempos para lembrar o usuário de revisar as suas preferências.

A Apple também introduziu novas ferramentas para SDKs1Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software. de terceiros para ajudar desenvolvedores a oferecerem informações nutricionais de privacidade (privacy nutrition labels) mais precisas na App Store. Desenvolvedores que desejarem usar APIs2Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. conhecidas por rastrearem o comportamento de usuários, por sua vez, precisarão justificar a sua escolha daqui para frente.

Além disso, muitos devem ter notado que os executivos da Apple pronunciaram a frase “inteligência artificial” pouquíssimas vezes durante o evento de ontem. De acordo com Federighi, isso parece ter a ver com a postura cautelosa adotada pela Apple quando o assunto são tecnologias de IA generativas, uma vez que elas podem ser usadas em golpes envolvendo engenharia social, como no caso de deep fakes:

Queremos fazer tudo o que pudermos para ter certeza de que iremos sinalizar [ameaças deepfake] no futuro: achamos que temos uma conexão segura com o dispositivo da pessoa com quem você acha que está falando? Esse tipo de coisa. Mas vai ser um momento interessante.

O recurso de Comunicação Segura, criado para proteger crianças que tentam enviar imagens com conteúdo sensível pelo Mensagens, por exemplo, agora também cobre vídeos e arquivos enviados pelo AirDrop e pode ser integrado em apps de terceiros pelos seus desenvolvedores. Arquivos enviados por adultos via AirDrop, Mensagens ou FaceTime, por sua vez, agora são protegidos por um aviso de conteúdo sensível, sendo que todo o processamento das imagens acontece de forma local.

Compartilhar senhas e as chamadas Chaves-senha (Passkeys) também ficou bem mais fácil e seguro. Como explicado pela Apple durante a keynote de abertura da WWDC23, agora é possível compartilhar credenciais com grupos de pessoas usando o Senhas do iCloud (iCloud Keychain), que conta com criptografia de ponta a ponta. De acordo com a empresa, qualquer alteração nas credenciais é compartilhada com todos os participantes de um grupo automaticamente, mantendo todos na mesma página.

Publicidade

O Lockdown Mode (Modo de Bloqueio) foi outro que recebeu melhorias e agora conta com novos padrões de conectividade sem fio mais seguros, de manipulação e compartilhamento de mídia, de sandbox e outras otimizações de segurança de rede. Como lembrado por Federighi, o recurso também está disponível agora no Apple Watch.

São novidades que a gente muitas vezes negligencia, mas que são muito importantes no uso cotidiano dos sistemas, não é mesmo?

Notas de rodapé

  • 1
    Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software.
  • 2
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

StandBy: uma nova forma de interação com o iPhone no iOS 17

Próx. Post

Apple TV+ terá documentário sobre Lionel Messi

Posts Relacionados