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Localytics: usuários de iPad passam mais tempo lendo do que jogando

Pesquisa Localytics

Uma pesquisa realizada pela empresa Localytics mostrou que donos de iPad passam a maior parte do tempo lendo notícias, ouvindo música e acessando apps relacionados a saúde e fitness.

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Para chegar a essa conclusão, a Localytics usou o seguinte método: analisou o tempo médio que um usuário gasta entre abrir e fechar um aplicativo. A empresa fez essa comparação em todas as categorias da loja e, na categoria de notícias, o intervalo foi duas vezes e meia maior que em outras categorias, seguido de aplicativos de música, saúde e aplicativos de fitness. Logo após, os apps de referência são os mais usados:

Pesquisa Localytics

O interessante dessa pesquisa é que, diferentemente do que muita gente pensava, as pessoas não passam tanto tempo jogando e interagindo com apps de entretenimento. A empresa levantou algumas teorias para isso:

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  • Apps de notícias geram uma interação bem mais longa com o usuário;
  • Usuários de iPad parecem preferir jogos mais curtos, casuais, em vez daqueles que exigem horas e mais horas para serem finalizados;
  • Apps de esporte parecem ser usados somente para checar o placar do jogo ou para informações bem rápidas — nada de se aprofundar na notícia, aqui;
  • As tablets parecem ser o melhor meio para uma interação mais longa na hora de buscar uma informação.

Saindo do tempo gasto em um app e entrando no quesito frequência de uso, a empresa analisou os apps que foram ativados mais vezes. Os resultados deram um gráfico completamente diferente:

Pesquisa Localytics

Como podemos ver, apps de notícias e músicas ainda são bastante usados, mas perdem de longe para jogos. Analisando o gráfico, pode-se notar:

  • Apps de esporte e entretenimento não geram tanto envolvimento com usuários;
  • Apesar de serem utilizados por longos períodos, apps de referência raramente são usados;
  • A reputação do iPad como dispositivo para leitura e para jogos se confirma.

Desenvolvedores e empresas que pretendem lançar apps para iPad podem tirar algumas lições dessa pesquisa. Por exemplo, se o intuito é fazer com que o usuário fique o máximo de tempo possível dentro do seu app, é melhor apostar numa interação longa que traga algum diferencial (informação) para o cliente do que apostar em passatempos ou até mesmo em ferramentas que solucionam o problema do usuário (por exemplo, conversores). Agora, se a intenção é fazer com que o usuário use utilize o app com frequência, a aposta mais óbvia é levar algum tipo de diversão para o seu app, mesmo que ele não seja especificamente um game. Um exemplo: se você for criar um app de notícias sobre o campeonato brasileiro, poderia incluir algum tipo de jogo de futebol dentro dele, ou quem sabe um quiz sobre o esporte.

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