Alguns usuários de MacBooks Pro Retina estão vendo suas telas mancharem

Os fóruns de discussão da Apple são um bom termômetro para ver se um determinado problema que surge é isolado ou se estamos mesmo diante de algo que aflige uma parcela considerável de usuários.

Um deles, aberto em abril de 2014, fala de problemas ligados à tela do MacBook Pro Retina (mais precisamente sobre o revestimento anti-reflexo que fica manchado ou começa a sair da tela). Até então o caso parecia ser algo específico, acontecendo apenas com alguns usuários, mas de um tempo para cá o tópico engrenou — no momento em que escrevo este artigo, já são mais de 47 mil visualizações e 300 respostas.

Tela do MacBook Pro Retina com problema

Aparentemente não há um padrão, já que esse problema acontece sob diversas circunstâncias (pressão das teclas e do trackpad no visor quando o Mac está fechado, ao usar soluções de limpeza de terceiros ou panos de microfibra, etc.).

Até mesmo a resposta da empresa não está seguindo um padrão que normalmente vemos. Alguns usuários que ainda têm seus Macs cobertos pela garantia estão informando que a Apple está trocando a tela sem problemas; outros receberam uma resposta diferente — que se trata de um problema cosmético, não coberto pela garantia.

Tela do MacBook Pro Retina com problema

Obviamente o caso não se restringe aos fóruns da Apple — há também um grupo no Facebook de pessoas com esse problema, assim como diversos relatos em fóruns espalhados por aí. Veremos se a Apple se pronuncia sobre o caso.

[via MacRumors]

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

71 comments

  1. Creio eu que isso muito provavelmente deve ser peso sobre a tela. exemplo: livros sobre, ou sobelevada pressão na mochila, enfim… Quem conhece um pouco sabe como são cuidadosos os americanos. hehe. Ainda assim, resistência dos produtos deve ser parte da engenharia envolvida nos produtos.

  2. Aconteceu comigo. Meu MacPro Retina Middle 2013 começou a descascar nas bordas… Achava que era alguma sujeira e forçava com flanela para tirar… quando vi, começou a aumentar a mancha. Estava na garantia e trocaram sem problemas. Desde então somente passo uma leve flanela com água e nenhum produto desses que vendem para limpeza de telas de computador. Foi um susto enorme, pois realmente existem muitos relatos que as assistências não trocavam as telas por “maus tratos” que foram excesso de zelo…

  3. Aconteceu a mesma coisa com o meu antigo Macbook White (early 2008) depois de bastante tempo de uso. Na época não consegui encontrar muita coisa sobre o assunto e tive que aprender a ignorar a mancha bem no meio da tela…

  4. O jeito são eles usarem “El Justiça”… Absurdo a Maçã falar que é cosmético…

    Vou comprar uma bmw, a lataria vai soltando, vai aparecendo o chassi do carro… Mas é coméstico… KKKKKKKKKK

  5. Qual problema com os retina ? ‘-‘

    Gosto muito, fininho, anti-reflexo, boa qualidade… Nada a reclamar. Bom, não até o dia que esse problema “cosmético” aparecer, hahahaha !

  6. Eu acho mais é que esse povo anda usando álcool de cozinha pra limpar. Eu só uso produto específico pra limpeza de eletrônicos. Que é o álcool isopropílico. Que na realidade até parei de usar, ultimamente tem sido só o paninho preto que vem com o Mac..

  7. Bom, em partes a Apple tem até uma certa razão, claro que não descarta problemas de fabrica em seu processo industrial. Mas pessoal limpa as telas de qualquer maneira, produtos com químicas poderosas etc. Fazem pressão sobre as telas, mesmo com hard cases, sleeves etc…. Tenho diversos Mac’s aqui desde MBP 2010, 2011, a Retina 2012 e 2014.. e iMacs e sempre um lenço levemente úmido. E até de preferencia e escolha pessoal minha e em pesquisas técnicas, o ótimo recurso para limpeza sem produto químico algum que possa prejudicar, danificar a tela em qualquer hipótese são os lenços umedecidos para bebê! Em particular uso o da Pampers, única observação é antes de usa-lo no caso da tela espremer-lo pra não fica muito úmido como vem na embalagem, agora quanto o restante o corpo e teclados é ótimo.., fica super limpo, e a sessão de toque no alumínio fica perfeito 😉 cheiro de bumbum de neném hehehehehehe e nunca tive um se quer problema de manchas, descascar nada do gênero ou pior. E também não iriam usar lenços com algo prejudicial a pele dos bebês.

  8. rapaz, esses pingos vez ou outra aparece aqui no meu também. Creio ser saliva. Eu molho uma pontinha do paninho que vem pra limpar os macs com agua e limpa de boa.

  9. Tive esse problema há quase um ano! É bem horrível, mas detectei no começo e, como era de fácil acesso para mim, levei à Apple Store do Village, Trocaram na garantia em uns 20 dias!

    De fato foi um susto, no começo o atendente falou que era muita força ao limpar a tela, mas entrou e, quando voltou, já trouxe a guia do Apple Care para o conserto gratuito. Fica o meu relato e boa sorte a todos com o referido problema!

  10. Eu estou com esse problema com o meu Mac pro retina Mid 2014, ainda está na garantia e tenho Apple care para ele, levei na autorizada em Ribeirão Preto e de cara falaram que a macha na borda superior direita não se ia coberta pela garantia e que iria tirar uma foto e mandar para Apple analisar… E depois de uma semana eles me disseram que naum era defeito e que era problema de uso. Eu fiquei irado, pois tenho o maior zelo pelo Mac e tenho o maior enjou com a máquina e a Apple naum quer se responsabilizar por um defeito dela. Ainda não fui, mas essa semana estarei indo ao Procon para ver se consigo resolver o meu problema.

  11. Também tive esse mesmo problema com meu Macbook White. A impressão é que tinha saído uma camada na tela, não sei explicar. Hoje em dia nem tenho mais esse Macbook.

  12. Nossa, o meu tem uma mancha desse tipo, mas bem mais sutil que nos exemplos desse post. Como tenho AppleCare tinha pensado em mandar pra lá pra trocar. Será que dá certo?

  13. Acredito que o pessoal do teste de qualidade devem ter dormido na hora do trabalho. São muitos problemas em pouco tempo e justamente com os produtos mais novos. O que será qua anda acontecendo? Será pressão para lançar produtos em cima da hora?

  14. Tive esse problema no meu MBP Retina 15″ também. Queria pedir uma troca na Apple mas sabia que seria difícil, pois na maioria das vezes eles alegam dano cosmético. Por sorte achei
    também um dead pixel na tela e ele foi suficiente para conseguir a troca sem grandes discussões.

  15. Pode mandar, o AppleCare eles dão uma atenção especial, o tenho um retina de 15 que quando começou a apresentar isso bem de leve, eles nem reclamaram nada, trocaram a tela na hora, inclusive demorou só 3 dias, pra estar pronto pra buscar

  16. Isso me cheira limpeza com produto químico e logo após, fechar a tampa. O calor residual deve fritar o coating.

  17. O nosso ainda não apresentou nenhum problema, já levamos para uma revisão na Soma(por via das dúvidas)…rssss

  18. Eu tenho um Retina Late-2013 e minha tela está perfeita!
    Aparentemente foi com um lote de notebooks, ou então falta de cuidado mesmo… O cuidado com o anti-reflexo é igual o de óculos: evitar materiais abrasivos, produtos muito fortes, etc…

  19. O meu é mid 2014 e até agora tá em perfeito estado. Acho difícil ser de lote, senão haveria um “Programa de Troca”, recall.. Haha.

    Pra mim são pessoas descuidadas com um produto mais frágil do que o de costume.

  20. Sempre limpei a tela com alcool, nunca tive problemas com o meu, agora que foi mencionado algo sobre os abrasivos, vou evitar e seguir a dica do Jair Bittencourt que limpa com lenços umedecidos.

  21. Vendo esse tanto de problema nas linhas de 2011 em diante, me sinto feliz com o meu de 2010 15pol que aguenta fortemente meu desleixo por ser ele velhinho.

  22. O do meu velho MacBook Pro de 2009 é branca, a do meu retina 15″ de 2014 é levemente azulada

  23. Ihhh…. é que lançaram esta versão que sente o gerenro do dono… rosa para meninas, e azulada para meninos!

  24. Exatamente isso… Até hoje também não sei ao certo o motivo da mancha. Agora eu tenho um Retina late 2013. Se acontecer nesse aqui, é muita zica mesmo hehehe…

  25. Álcool isopropílico não é pra limpeza de eletrônicos em geral, mas sim pra limpeza de contatos metálicos, pois ele é um bom solvente e quase não tem água. Álcool de qualquer tipo ataca peças plásticas e pode destruir revestimento de vidro.

  26. Tenho um amigo com um mbp 15″ retina que está com esse problema. A Apple disse que a garantia não cobre esse tipo de dano pois pode ter sido causada por mau uso. Uma sacanagem sem tamanho com um produto que custa tão caro.

  27. Todos os retinas da minha empresa sofreram desse defeito… É o tratamento anti-glare que simplesmente sai, igual em óculos de grau.

  28. Macbook retina 15” mid 2012 com esse problema GRAVE ! fora o defeito tambem conhecido como BURN IN. e a apple continua falando que é mal uso … dois problemas sérios na minha maquina e o pouco caso da apple em registrar e conhecer o defeito. lamentavel !

  29. Não me lembro de ter visto algo do gênero anteriormente. Aqui em casa já vi a faxineira usando “Veja” para limpar os monitores (samsung, hp, lg) e não houve nenhum problema, apesar de não ser recomendado. Eu a alertei para não fazer de novo. Sorte que ela não “limpou” o meu Apple.

  30. Já usei muito pano umidecido, mas de uns anos para cá, uso o iClean da Monster e não tenho problemas. Fica perfeito.

  31. Brunno , quando o casa é limitado a poucas peças , acho o seu argumento válido , mais quando o problema começa a aparecer em muitos casos ai existe algum problema a ser investigado. Uma amiga tem um iMac que na casa dela apresenta um defeito que na assistência não apresenta , sendo assim algo lá esta interferindo no funcionamento , problema que ela terá de resolver.

  32. É inadmissível um tipo de defeito desta envergadura em um produto tão caro. Há muito tempo que a Apple, sem Steve Jobs, já não é a mesma.

  33. Como todos? Quantos retinas são? Acabei de comprar um, até pensando q o
    problema poderia ser raro… MEDO =S. Você usa algum produto de limpeza
    nas telas? Vlw.

  34. Eu tenho Apple Care, com o mesmo problema e eles não trocaram a minha tela. Alegando que o problema é cosmético.

  35. Ola pessoal. Bem nao sei se posso postar aqui uma duvida que tenho, caso não for por favor me orientem o local correto.
    Apareceram duas listras na tela do meu macbook e como sou novo com esse sistema estou um pouco preocupado e gostaria da opinião de vocês. Tenho o macbook a uns 5 meses (foi comprado no exterior) e a uma semana apareceram essas listras. Ao iniciar o sistema elas ficam mais fortes, e ao passar do tempo amenizam, mas permanecem. Algum dica? Por ser comprado no exterior, tenho garantia contra esse problema? Ao tirar um print (acabei postando a foto aqui) as listras não apareceram, achei estranho. Obrigado.

  36. Tenho um Macbook Pro i7 Retina 2013. A minha tela está deste jeito, descascando e piorando. Sempre zelei pelo Mac, nunca usei produtos abrasivos e nunca fiz pressão na tela, a única coisa que eu uso para limpar a tela é uma pano com microfibra e mesmo assim a tela está descascando. Dizer que isso é mau uso é total falta de bom senso. O meu está na garantia Apple Care, vou levar na autorizada para ver quais serão as providências.

  37. Sempre limpei com pano suave e umedecido como a própria Apple indica no site. Já foi provado que o anti-reflexo sai sozinho. Depois que começou a aparecer no meu, na parte da câmera, eu simplesmente passei a limpar minha tela no sopro, só pra tirar poeira, e o anti-reflexo continuou saindo.

    Os MacBooks anteriores ao retina não tinham esse problema.

  38. A minha pergunta é: como resolver? Já vi que o problema que tenho é comum a muitas pessoas. No meu so aconteceu na zona da periferia do ecrã… Já está fora da garantia 🙁

  39. Aqui em SP levei para a autorizada InterAlpha e trocaram sem problemas (e me disseram que eu não era o primeiro).

  40. Imagina se em um produto que paguei quase R$ 10.000,00 limparia com qualquer coisa ou de qualquer jeito…. Precisamos de uma resposta, Apple é Apple não nos decepcione.

  41. No meu está descascando sozinho, passei um pano umedecido com água e piorou. Acho melhor não usar nem água, só pano sem ser umedecido mesmo.

  42. Bom dia a todos !

    O Post é antigo, mas meu problema é atual, sempre passei flanela para tirar marcas de dedo, algumas vezes pano umedecido somente com água.

    As manchas sao um caso conhecido, procurem no google como stain gate.

    Liguei no suporte e disseram que vao trocar a tela ou o computador inteiro, orientaram levar na autorizada.

    Começou a palhaçada, rapaz disse que eu deveria levar nota fiscal, produto foi comprado em nova iorque e nao tenho recibo aqui, mas online o sistema reconhece o apple care.

    Suporte diz que tenho que ligar no 0800 e falar com vendas para pedir a nota fiscal.

    absurdo, to resolvendo com o suporte a questão da burocracia da nota fiscal, coisa ridícula pq online consta meu apple care.

    Depois posto aqui como foi tudo.

    abraços

    Josimar Lira

  43. O meu Retina tbm apresentou esse problema de descolamento do antireflexo e pela quantidade de casos desse tipo tá na cara que é um grave defeito do produto!!! Um absurdo pelo preço dos macs!! A Apple simplismente ignora seus consumidores nessa hora!! Tem que limpar com paninho úmido!!! hahaha!! Me poupem, Pelo q é cobrado por esses computadores,!!!!! Enfim!!

  44. Olha. No Rio de Janeiro tenho uma alternativa que é a remoção da película anti reflexo do Retina display em Notes. Serve para quem não teve o recall e quem não quer pagar uma fortuna por outro monitor. E existem películas adesivas para quem desejar ter o anti reflexo de novo….Só avisar que ajudo ai..

Deixe uma resposta